Pular para o conteúdo

Câncer de Pênis: Conheça suas Diferenças (Episódio 15)


Olá amigos telespectadores do Programa Já Que Alecce, caros internautas que nos assistem pelas redes sociais. A gente conta que agora estamos aqui em São Caetano do Sul, no Parque Cerâmica, para falar com o professor doutor Marcos Tobias Machado. E hoje o nosso tema é câncer de pênis.
Na semana anterior, a gente falou de câncer de testículos, mas é completamente diferente. O câncer de testículo é uma doença que independe dos hábitos de higiene. Já o câncer de pênis depende diretamente dos hábitos de higiene e de limpeza local. Isso está associado a um índice social, indivíduos em pobreza extrema, falta de água, falta de condições sanitárias locais e também à presença da fimose, que é a obstrução daquela pele que cobre a cabeça do pênis.
O indivíduo nunca abriu aquilo para poder ter a higiene. Aquilo existe a produção do esmegma, que quimicamente vai causando lesão no pênis. O indivíduo, às vezes, é casado, tem filhos e nunca abriu aquilo. O esmegma vai se acumulando, sujeira fica lá e aquilo começa a ter uma proliferação de células malignas ali por problemas químicos locais. E aí forma um tumor. Quando forma um tumor, o indivíduo percebe que é extremamente mal cheiroso, doloroso e aí às vezes vem numa condição muito ruim para a gente com a fimose. E a hora que a gente abre a fimose, a gente percebe aquela massa vegetando saindo com o cheiro muito ruim. Esse é o clássico que a gente vê no Brasil.
Existem casos iniciais onde a lesão é bem pequena ou bem superficial e está associada à inflamação do pênis. Uma inflamação sem cura. Você trata com pomadas, com remédios e se em 30 dias não curar, tem indicação de você fazer uma biópsia para ver se não tem um tumor. Em algumas situações, é o tumor. Em outras situações, são outros diagnósticos.
E não se pode esquecer que lesões que não curam de pênis são precursoras daquela pele coberta com o prepúcio. É normalmente se pensa que é uma candidíase, é uma inflamação, está se tratando com pomadas e não há cura, é preciso procurar um médico para fazer o acompanhamento que pode ter indicação de fazer uma biópsia.
Nesse ponto, é a oportunidade de afirmar que muita gente costuma fazer a circuncisão quando o bebê nasce. É recomendado, é uma outra discussão e, estatisticamente, por povos que fazem isso devido a motivações religiosas, como judeus. Lembrando exatamente que existe uma incidência de câncer de pênis muito baixa. Então, é possível que eles perceberam isso muitos anos atrás, que retirando prepúcio se reduz inflamações do pênis, facilitava a fertilidade e além disso, redução de câncer também.
Ainda não há indicação obrigatória que se faça isso na infância. O que existe sim é o descolamento do prepúcio. Se não há um descolamento, procurar um médico que vai fazer esse descolamento do prepúcio e retirar essa pele em caso de necessidade.
Mas o senhor falou no começo da higiene e a gente vê muitas vezes quando você conversa com os homens, por exemplo, quando vai urinar, só lavar a mão depois de fazer xixi. Nem para usar o português bem claro. O correto é lavar a mãos e lavar bem. Antes é também sobre a sujeira local mesmo. É sujeira que você leva com a mão, não é uma sujeira mesmo do esmegma.
Isso está associado ao tabagismo e à má higiene. No Brasil, existem alguns estados, na verdade, no Maranhão e no Piauí, com as maiores incidências de câncer de pênis do mundo. Locais que você não tem acesso à água. Crianças que passam sede tendo que usar água de poço, às vezes não dá para lavar roupa que irá tomar banho. Então, essa é uma situação de higiene e até de saúde pública que deve ser pensada. Porque é nesses locais que o câncer de pênis é mais incidente.
É uma doença facilmente eliminável. Em algumas situações, está associada ao HPV também. Hoje em dia, tem vacina HPV. Espera-se que em próximos anos futuros, seja extinto. O câncer do colo do útero também faz parte do câncer de pênis.
O problema é uma coisa simples de ser resolvida. É levar água para esses locais, educar, levar o pessoal para a escola. Realmente, muito simples, mas é uma questão de política pública de saúde e política pública da sociedade brasileira.
A Sociedade Brasileira de Urologia fez uma campanha alguns anos atrás até que foi o Zico, com um sabonete na mão, dizendo “cuide bem do seu amigo”. Com um sabonete, você cura e evita o câncer de pênis, evita cirurgias mutiladoras, evita custos altíssimos em doença avançada para fazer quimioterapia e radioterapia. São doentes muito graves e às vezes morrem.
O câncer de pênis é uma doença que poderia ser eliminada com facilidade, em países desenvolvidos é muito raro.
João Marcos Domingos Machado, muito obrigado por essa entrevista bastante esclarecedora de utilidade pública. Vamos parar mais vezes.
Fonte: Ep 15: Diferenças do Câncer de Pênis por Dr. Marcos Tobias Machado