Pular para o conteúdo

Câncer de mama masculino: causas, sintomas e tratamentos.


Olá, meu nome é Felipe Service, oncologista. Eu gostaria de conversar com vocês sobre câncer de mama em homens. Apesar de ser um evento raro, estima-se que, aproximadamente para cada 100 mulheres, um homem vai desenvolver o carcinoma de mama. Se nós pegarmos os números do Brasil, Instituto Nacional de Câncer, por ano de 2018, aproximadamente entre 500 a 600 homens vão desenvolver esse problema.
Quais são os sinais e sintomas que podem acometer o sexo masculino com ele está diante de um carcinoma de mama? Muito similares àqueles das mulheres. O principal é o nódulo mamário, geralmente na região retroareolar, que pode ser indolor ou doloroso. O outro sinal é derrame papilar, geralmente sanguinolento, mas também não é muito comum. Alterações no formato da pele, como retrações ou abaulamentos, ficam mais difíceis de serem visualizados por causa dos pelos na região torácica.
Um outro fator importante são os linfonodos nas regiões axilares. Frente a qualquer um desses achados, o homem deve procurar atendimento médico para elucidar o que está causando isso. Os exames de diagnóstico no homem são muito similares àqueles realizados nas mulheres. A mamografia pode e deve ser feita em caso de suspeita. Os exames de punção, com agulha fina ou com agulha grossa, chamada cova de ofício, também são realizados no homem.
A idade média que acomete geralmente ao redor dos 60 anos, mas não é proibitivo que um homem relativamente jovem, com cerca de 40-45 anos, possa ter o câncer de mama. Então, frente a uma suspeita, procure um médico. Vão ser feitos os exames necessários, pelo se dá essa suspeita. Em caso de necessidade de tratamento, ele vai passar pelos mesmos tratamentos que a mulher passa. Ele vai ser submetido a cirurgia, pode realizar a biópsia do linfonodo sentinela, não é necessário esvaziar todos os reformados embaixo do braço. A gente fala dele informalmente de Santos Populares. Ele pode haver necessidade de submeter-se a radioterapia, é complementar à quimioterapia e mesmo à hormonioterapia. Tratamento, então, são muito similares.
Como uma doença rara, não se tem grandes estudos com a população masculina, mas o conhecimento que nós temos hoje em dia é suficiente para tratar adequadamente essa população. Então, o recado é: diante de algum desses fatores – nódulo mamário retroareolar, secreção pelo mamilo, retrações, alterações na pele, linfonodos axilares ou ínguas na região da axila palpáveis – procure um médico para ver se seu problema não está relacionado com câncer.
Fonte: CÂNCER DE MAMA EM HOMENS. por Câncer de Mama Brasil