Pular para o conteúdo

Calcificações no Testículo: Causas e Tratamentos para Microlitíase Testicular

Microlitíase Testicular

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Cláudio Musses Horologist e hoje estou aqui para conversar com vocês sobre a microlitíase testicular, um diagnóstico que pode ser encontrado após a realização de uma ultrassonografia escrotal.
O que é a microlitíase testicular?
A microlitíase testicular são depósitos de cálcio nos túbulos seminíferos, que são pequenos tubos presentes na estrutura do testículo. É nesses túbulos que os espermatozoides são produzidos e depositados.
Em média, menos de 1% dos pacientes que fazem a ultrassonografia escrotal apresentam a microlitíase testicular, e acredita-se que até 6% da população masculina pode apresentar essa condição. No entanto, sua causa ainda é desconhecida.
Além disso, a microlitíase testicular pode estar associada a doenças benignas, como a varicocele, condições genéticas, como a síndrome de Down, e até mesmo ao câncer de testículo, embora não haja ainda comprovação de que a microlitíase testicular provoque o câncer de testículo.
É importante ressaltar que a microlitíase testicular não apresenta sintomas e geralmente é encontrada por acaso, através de exames diagnósticos.
Tratamento
Não há tratamento específico para microlitíase testicular, e na grande maioria das vezes a condição é assintomática.
No entanto, se um homem apresentar microlitíase testicular, é necessário realizar um histórico detalhado, avaliar a presença de câncer de testículo e até mesmo a fertilidade do paciente.
Se houver histórico de câncer de testículo, testículo que não desceu naturalmente ou foi necessário fazer cirurgia para colocar o testículo na bolsa, ou um testículo pequeno, o médico deverá fazer um controle semestral com exames de ultrassonografia escrotal. Caso contrário, o paciente deve realizar o exame anualmente.
Além disso, é importante que os homens realizem o autoexame, palpação do testículo, regularmente. Se houver qualquer nódulo ou carocinho, é importante procurar imediatamente um médico.
Não se esqueça: a microlitíase testicular pode ser encontrada em até 6% da população masculina e pode estar relacionada a outras condições, por isso é importante manter uma rotina de saúde e prevenção.
Até o próximo vídeo!
Fonte: Microlitíase testicular (calcificações no testículo) por Dr. Claudio Mussi – Urologista