Pular para o conteúdo

Sintomas do câncer de testículo: Conheça os 5 principais sinais

Câncer de testículo: os 5 sinais e sintomas

Você já ouviu falar em câncer de testículo? Pois é, existe e hoje você vai saber quais são os cinco sinais e sintomas desse tipo de câncer.

  • Nódulo: Normalmente o nódulo ou os nódulos são duros e indolores, podendo ter o tamanho de uma ervilha. Eles podem ser facilmente notados quando se faz a palpação da região.
  • Aumento do testículo: O volume do testículo pode aumentar e além do aumento do volume, ele pode estar mais endurecido.
  • Dor no abdômen: A dor pode ocorrer na parte mais baixa do abdômen, mas nem sempre acontece. A dor no testículo em si não é comum, mas pode ocorrer principalmente quando há um trauma.
  • Sangue na urina: Sangue na urina deve ser sempre investigado, pode ser sinal de várias outras doenças. Podem ser doenças benignas como a simples infecção de urina ou uma pedra no rim, ou pode ser um câncer de bexiga.
  • Sensibilidade nos mamilos: Um sintoma que você nunca ia imaginar que poderia acontecer, mas ocorre.

Todas as vezes que perceber algo diferente, procure o médico.

Causas e fatores de risco do câncer de testículo

O câncer de testículo corresponde a 5% de todos os casos de câncer entre os homens. Felizmente é um câncer que pode ser facilmente curado quando se detecta precocemente e apresenta baixo índice de mortalidade se tratado adequadamente.

Esse tipo de câncer pode aparecer em homens entre 15 e 50 anos de idade. Apesar de não ser um tipo de câncer comum, é preciso saber quais sinais e sintomas ele pode manifestar para que seja diagnosticado rapidamente.

Existem muitos relatos de pacientes que levaram uma bolada ali na região e depois começaram a sentir algum nódulo. O que acontece é que, ao levar uma bolada ou trauma na região, o homem resolve “pau palhe” para ver se está tudo ok. Gente, se tiver algo diferente, vá ao médico.

Se alguém na família já teve câncer de testículo, você também tem mais chance de ter. O histórico familiar é importante nesse tipo de câncer. Lembre-se que eu te falei também sobre os traumas na região do testículo. Pois é, lesões traumas da bolsa escrotal também aumentam o risco desse tipo de câncer.

Pessoas que trabalham com agrotóxicos também podem apresentar maior risco de desenvolver esse câncer e, por fim, a criptorquidia. Já ouviu falar? É quando o ou os dois testículos não descem para a bolsa escrotal. O diagnóstico é feito através dos sinais e sintomas que são facilmente reconhecidos. Um nódulo, aumento do testículo, dor no abdômen, sangue na urina e sensibilidade nos mamilos. O tratamento inicial é cirúrgico. O câncer de testículo é raro e agressivo com rápida evolução, só que é fácil de ser diagnosticado, pois dá sintoma e quando tratado precocemente, assim como todo o câncer, ele salva.

Normalmente, o tratamento inicial é cirúrgico. Caso o nódulo seja pequeno e os marcadores tumorais normais, pode ser realizada uma biópsia. O resultado dessa biópsia vai dizer se é necessário ou não a retirada do testículo. Pode ser retirado todo o testículo ou retirar parcialmente. O mais comum, segundo o INCA, é a retirada completa do testículo afetado. A função sexual e reprodutiva do homem não fica afetada, pois apenas um testículo é retirado. Depois da cirurgia, pode ser realizada a radioterapia e a quimioterapia.

Cada caso é um caso, então se cuide sempre. A melhor forma de identificar possíveis sinais desse câncer é fazer regularmente o autoexame dos testículos durante o banho, por exemplo. Isso ajuda a identificar algumas alterações precocemente.

Principais sinais e sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum nos homens, perdendo apenas para o câncer de pele. O câncer de testículo é mais raro.

Normalmente, ele afeta homens a partir dos 65 anos de idade. Hoje, a gente consegue realizar o diagnóstico com um exame de sangue, o PSA, e o exame de toque, que é realizado no consultório médico com o urologista.

Os principais sintomas são:

  • Dificuldade para urinar: Isso acontece tanto no câncer de próstata como no crescimento benigno da próstata (a hiperplasia prostática).
  • Você urina várias vezes: Durante o dia ou várias vezes à noite. Esse sinal também pode ocorrer em caso de infecção de urina ou hiperplasia prostática.

No caso de câncer de próstata, na maioria dos casos, o homem não apresenta os sintomas. Por isso, alguns especialistas recomendam realizar o toque retal e o PSA a partir dos 50 anos de idade. Se tiver histórico de câncer de próstata na família, já procure o médico a partir dos 45 anos de idade.

Fatores de risco

Os fatores de risco são os fatores genéticos, histórico familiar, a idade a partir dos 50 anos tanto a incidência quanto à mortalidade desse tipo de câncer. Além disso, a obesidade, a exposição ao Arsênio – usado como agrotóxico – e a criptorquidia (quando o ou os dois testículos não descem para a bolsa escrotal) são considerados fatores de risco.

Existem ainda alguns fatores de risco que podem ser considerados incertos e que podem aumentar o risco de várias outras doenças, como o diabetes, por exemplo. Por isso, minha dica é se alimentar bem, comer mais frutas e legumes, ingerir menos carne vermelha, largar o cigarro, e fazer exercício físico. Tudo isso vai melhorar sua qualidade de vida e pode prevenir a maioria das doenças graves.

Por fim, vamos parar com esse preconceito de que homem não faz toque retal. O toque retal, junto com o PSA, são de extrema importância quando realizado juntos. E lembre-se, se cuida sempre.

Ajude a compartilhar essas informações, para ajudar a salvar muitas vidas. Compartilha com o máximo de pessoas que você conseguir.

Fonte: 5 Sintomas do Câncer de testículo! por Dr. Roberto Yano