Pular para o conteúdo

Cãibras

Cãibras: por que acontecem e como evitá-las

Olá, grupo! Neste vídeo de utilidade pública, vamos falar sobre cãibras, uma das doenças mais terríveis que se pode sofrer tanto dentro quanto fora da academia. Recentemente, tivemos o exemplo do Rolim, que sofreu uma terrível câimbra enquanto estava posando no palco do confronto. O bicho é tão cavalão que mal demonstrou desconforto ou dor, mas quando isso acontece, o nosso treino é de chorar e decair tremendo no chão. Então, no vídeo de hoje, vamos mostrar para vocês porque elas acontecem e como evitá-las. Continue conosco, se inscreva em nosso canal e confira esse vídeo até o final.

Por que as cãibras acontecem?

Um dos fatores principais que levam a uma câimbra é o treino muito intenso, quando você faz coisas que não está acostumado ou treina por muito tempo e, acaba entrando em uma fadiga muito grande ou uma carga que é muito acima do que você está acostumado. O fator treino é algo muito comum, mas, em minha opinião, um dos fatores principais pode ter sido a falta de nutrientes, minerais, água e desidratação. O professor Otávio, de fisiologia da faculdade, vai explicando isso aqui pra vocês.

Depois do vídeo dele, eu volto para explicar como evitá-las e ir direto ao ponto. Não cansou, né? Atleta foi muito simples. Ele sofreu a consequência das últimas semanas de preparação para a competição, onde se baixa o consumo calórico e o consumo de carboidrato, mas consome soro. Muitas vezes, utiliza um diurético. Enfim, tudo isso altera o equilíbrio hidroeletrolítico e energético dentro de nossas células musculares, lembrando que a única fonte de energia direta para contração muscular é de ATP.

Entre o fato da ATP e a bomba de sódio-potássio, está relacionado com o impulso que vai para a fibra contrária e precisa ter a cabeça imaginando para que haja a contração muscular. Eu preciso de ATP na bomba de cálcio para remover o cálcio e para a contração muscular. De tudo isso, falta de água, falta de carboidrato e falta de sódio acarretam um prejuízo na reconstrução da Adenosina Trifosfato. Isso gera câimbra.

Então, os dois principais fatores para que aconteça uma cãibra são o exercício muito intenso e a parte nutricional, hidratação, desidratação.

Como evitar as cãibras?

Para evitar as cãibras, é fundamental sempre se hidratar bem, ter uma alimentação equilibrada. É importante ficar sem treinar aquela região que está te dando câimbra e treinar com mais frequência. Respeite o descanso e também respeite a quantidade de esforço que seu músculo é capaz naquele dia, para que você não exceda.

Infelizmente, às vezes, ainda assim, vai acontecer, não dá pra prever o futuro, não dá pra evitar 100%. Quando ela acontecer, é ter calma, alongar e relaxar. Assim que a câimbra passar, a musculatura se dissolve. Espere um pouquinho em repouso, sentado ou deitado, mas já um pouco aquela região, porque se você voltar logo em sequência por exercício, a chance de voltar da câimbra é muito grande. Ou você interrompe por ali e volta no final do dia, ou deixa para outro dia.

Espero que vocês tenham gostado desse vídeo. E quero que vocês comentem qual foi a pior experiência com câimbras que vocês já tiveram na vida. Até a próxima, pessoal. Tamo junto!

Fonte: Cãibras – Causas e Precauções | Roelly Winklaar Cramps! por Horsepower PRO