Pular para o conteúdo

Cães com criptorquidismo: O que é e como identificar.

Oi oi minha gente, tudo bem com vocês? Olha mais uma vez eu aqui da outra vez de carne aqui Shaver. Para quem não me conhece, vem chegando, vem chegando tá? Seja muito bem-vindo ao nosso consultório virtual orientativo. Às vezes as pessoas querem fazer consulta de los cantares e não pode. Um seguidor aqui do canal pediu para que eu fizesse esse vídeo com muito carinho sobre criptorquidismo, que é o assunto que eu vou falar hoje. Um beijo para você e Fran leite, tá querida? O cachorrinho dela tem que tô aqui. Então, nesse vídeo, vocês vão saber tudo, tim-tim por tim-tim. Vai ter vídeo do extrativos que eu sei que vocês adoram. Aí, para a gente poder entender direito, às vezes, teu cachorro é criptorquida e você não sabe, tá? Então, vamos conferir? Presta atenção, chama todo mundo e vamos aproveitar.

Criptorquidismo é quando há uma falha na descida de um ou de ambos os testículos para bolsos frontal. Esses testículos, eles têm um tempo para gente descer lá na frente, vou já dizer tá? As raças mais acometidas para essa condição são os yorkshires, chihuahua, pequinês, boxer. Isso não quer dizer que as outras raças não possa ter e isso também não quer dizer que os vira latinha, queridos nossos, também não possa ter. Até porque, eu já vi. É um problema genético, tá? Então, tem que ter cuidado quando vocês forem fazer as cruzes, né? Saber tudo do papai e da mamãe, né, para não ter que ter tatuar esse tipo de condição, gente.

Agora eu vou mostrar para vocês o vídeo dos ativos. O vídeo ilustrativo, gente, é feito com um bebê humano, tá? Mas dá para vocês entenderem como que acontece a descida e a não descida do testículo. Esse aqui é o certo que tem que acontecer. Esses testículos precisam de ser até a bolsa escrotal através do canal inguinal, que são esses dois homenzinhos aí. O canal inguinal, esses jornaizinhos no cão e no gato é um pouquinho mais abaixo, mas tá dando para entender as causas do porquê da não descida de um ou de ambos os testículos. Ainda não é conhecida.

Aqui vocês podem observar que um desce e outro fica, ou seja, um foi para bolsa escrotal e o outro ficou na cavidade abdominal ali, antes do canal. E esse testículo a gente também pode ficar no canal inguinal, bem no meio da passagem mesmo do anel. E também, ele pode se localizar na virilha, que fica entre o canal inguinal e a bolsa escrotal. Gente, deixa eu falar uma coisa que bem pertinho. Vem cá. O testículo que ficou retido, geralmente, ele não produz esperma, mas ele continua produzindo testosterona. Eu continuo aqui bem pertinho de vocês porque, geralmente, esses testículos já descem logo com dois meses de idade. A gente só consegue ver as duas bolinhas ali na bolsa escrotal do filhotinho. Aqueles aneizinhos que a gente viu no vídeo acima, aqueles canais, e me, nas ele se com 6 meses de idade. Tá fechou, já era.

É claro que há exceções, né? Cada cor pode um jeito, cada sistema de um jeito, né? A gente já viu animais que esse canal se fechou com 8 meses. Então, o testículo desceu com 8 meses.

Sinais e sintomas: não tem sinais e sintomas. É assintomático. O cachorro tá ótimo. Agora, alguma possibilidade do testículo que ficou retido na região abdominal fazer uma volta em si próprio e aí, gente, dá uma dor, uma dor grave, súbita, aguda, provocando aí muita dor no animal. E uma outra coisa diz que pode acontecer que o povo vai deixando para lá, não quer saber, não tá sentindo nada, né? Então, deixa para lá que tá tudo certo. Esse testículo ele pode virar um câncer. Câncer que mata, que morre. Então, gente, você que tá aí com um cachorro, um gato que tá com um testículo só, não total castro. Vai mostrar o diagnóstico.

O diagnóstico geralmente é que o veterinário bateu o olho ali, viu gente, cadê o outro testículo que era para tar ali? Gente, tem cinco, tem que estar no lugar certo, casas testículos, né, esteja na cavidade abdominal. A gente precisa fazer uma ultrassonografia para a gente saber onde que ele está localizado. E a outra ultrassonografia, a gente ela é muito importante até para gente saber se o teu animal ele é criptorquida ou monark 10 ou monark. Da gente, esse animal ele já nasce mesmo com um testículo, tá? Não tem outro perdido, não. Ele já nasce com. O criptorquida, esse animal ele nasce com os dois, só que há uma falha na descida de ambos os testículos.

Tratamento cirúrgico, tá? Não tem para onde correr. Vou mostrar aqui para vocês um textinho tarde uma cirurgia de um colega. É só ali da parte que tá retio ciclo de dentro da cavidade abdominal. Já que as cirurgias normais de um animal que é normal, que tem os dois testículos ali na bolsa, a gente não tem que abrir cavidade abdominal, nada disso. Faço já vale dizer, acabou.

Oi mamãe, oi.

É bom pessoal, mais uma vez eu vou ficando por aqui, tá? Espero que vocês tenham gostado do vídeo. Se vocês têm alguma dúvida, coloca aqui nos comentários que eu respondo. Não tem problema, tá? Se você quer que eu fale sobre alguma coisa, um assunto veterinário, explicou direito, não entendi nada que ele falou, não sei, ele me passou confiança. Manda aqui o que que você quer que eu faço, que eu falo, tá bom? Um beijo e a gente um beijo, fiquem com Deus e até a próxima. Tchau.

Fonte: #CRIPTORQUIDISMO EM CÃES. MEU CÃO TEM APENAS UMA BOLINHA NO SAQUINHO por Dra. Jennifer Lake