Pular para o conteúdo

Bronquiolite: Sintomas, Causas e Tratamentos

O bebê foi diagnosticado com bronquiolite – vamos entender

Basicamente, a bronquiolite é uma doença que acomete a parte de baixo da área respiratória, o trato inferior da parte respiratória – da traquéia até o finzinho dos pulmões. Ela acomete crianças pequenas, menores de um ano até dois anos no máximo, porque nessa fase os pulmões dos bebês ainda não estão prontos.

O pulmão do bebê termina todo seu desenvolvimento não é na vida intra-uterina e termina lá com dois anos de idade. Por isso, é muito comum acontecer a bronquiolite em crianças pequenininhas. Além disso, é importante saber que a bronquiolite é uma doença viral, causada por um vírus. É uma doença transitória, que vem e vai embora.

O vírus que causa a bronquiolite é o VSR (Vírus Sincicial Respiratório), e até os 3 anos de idade, todas as crianças foram infectadas por ele. Calma, não significa que a criança terá asma. É importante lembrar que a bronquiolite não causa asma, e que ter ou não ter asma depende de carga genética.

Os sintomas iniciam-se com coriza e tosse. O bebê fica um pouco prostrado, às vezes tem febre, às vezes não tem. E ele começa a cansar, a gente ouve chiado no peito quando ausculta o bebê. Se isso acontecer, é importante procurar o pediatra.

Para prevenir a bronquiolite, é importante sempre lavar bem as mãos toda vez que entrar em contato com o bebêzinho pequeno. Evite que a criança em idade escolar, maior de 2 anos, entre em contato com o bebê pequeno. Outra coisa importante é evitar aglomerados e não visitar o bebê se tiver algum familiar doente ou resfriado.

Fonte: Dra. Maíra Luz, pediatra

Fonte: Bronquiolite por Dra. Maira Luz