Pular para o conteúdo

Bexiga infectada em mulheres: dicas eficazes para prevenir e tratar


É como podemos prevenir infecções urinárias de repetição em mulheres? Como médico urologista, recebo frequentemente pacientes que sofrem com infecções urinárias constantes. Geralmente são mulheres jovens e produtivas que, apesar de se cuidarem, acabam sofrendo com esse problema de saúde. Essas infecções podem gerar muitos desconfortos e até mesmo impedir a realização de atividades cotidianas. Além disso, o tratamento com antibióticos pode gerar efeitos colaterais no corpo, deixando muitas mulheres preocupadas.
A causa mais comum para essas infecções é a presença de bactérias provenientes das próprias fezes da paciente. Algumas mulheres possuem uma tendência a sofrer com infecções urinárias de repetição devido ao seu tipo de flora vaginal e intestinal. Com isso, muitas vezes as infecções urinárias voltam mesmo após tratamentos com antibióticos.
No entanto, existem alternativas para tentar prevenir que essas pacientes sofram com infecções urinárias a todo momento. Uma dessas alternativas é a utilização de antibióticos profiláticos. A paciente tomará uma dose baixa de antibióticos diariamente durante um período de três a seis meses, com o objetivo de prevenir infecções futuras. Essa forma de tratamento é bastante segura e os resultados costumam ser muito bons, prevenindo em torno de 90% dos casos.
Outra alternativa é fazer uso de antibióticos somente antes ou após cada relação sexual. Isso funciona bem para aquelas mulheres que têm infecções associadas principalmente ao ato sexual. Essa paciente tomará o medicamento antes ou após a relação sexual, a fim de prevenir a infecção urinária.
Outra medida importante é ensinar a paciente a identificar os sintomas de uma infecção urinária. Dessa forma, ela poderá coletar um exame de urina e iniciar o antibiótico rapidamente, evitando que a infecção se agrave. Medidas como duchas vaginais, banhos quentes e limpeza excessiva da região vaginal não são muito efetivas na prevenção de novos episódios de infecção urinária.
A ingestão de água é outra medida importante que pode melhorar a prevenção de novos episódios de infecção urinária. E, atualmente, muitas mulheres utilizam o suco de cranberry como uma medida preventiva, pois é um produto natural.
Em resumo, existem algumas estratégias que podem ajudar a prevenir infecções urinárias de repetição em mulheres. O importante é sempre buscar orientação médica para escolher a melhor alternativa para cada caso.
Fonte: Infecção na bexiga: estratégias vencedoras para mulheres que querem se livrar desse problema por Toque de Urologista