Pular para o conteúdo

Benefícios da Vitamina D na Prevenção de Doenças Autoimunes com Cícero Galli.


Nós começamos esse tratamento há cerca de 12 anos atrás. Na época, eu trabalhava como médico neurologista do hospital do servidor público municipal de São Paulo. Eu lembro que na época, nós começamos a reportar a deficiência de vitamina D em pessoas que tinham problemas neurológicos em geral, doenças neuro-degenerativas, tais como o Parkinson. Me chamou a atenção quando ao administrar uma dose que é realmente fisiológica de vitamina D, que é de 10 mil unidades por dia, um paciente portador de pacto sul e também vitiliga, mas não foi dada à 12 de vitamina D por ser portador de vitiligo e sim por ser portador de Parkinson. É uma dose que se produz por poucos minutos de exposição ao sol uma pessoa de pele clara que tinha braços e pernas expostas ao sol.
Nós começamos a dar essa dose de vitamina D para esse paciente e na nossa surpresa, as lesões de vitiligo que ele tinha na fronte, entre as sobrancelhas, se e na linha de implantação da linha de implantação dos cabelos praticamente desapareceram em poucos meses, cerca de dois meses. Então, a partir daí, nós começamos a ler a respeito das publicações que estavam surgindo com força crescente a respeito do papel em um novo lador da vitamina D em doenças auto-imunes e até hoje reconhecidamente são identificadas como reação do tipo th17 pelos imunologistas.
A vitamina D tem esse papel de bloquear essas reações anômalas e faz isso com o poder de um hormônio agindo diretamente sobre as células do sistema imunológico sendo ativados com essas células à medida que as células que captam a vitamina D. A vitamina D também promove a produção de linfócitos chamados de linfócitos T reguladores, que têm a função de promover a tolerância imunológica ou seja de impedir que o sistema imunológico agrida o nosso próprio organismo.
Essa foi a aaacomo surgiu o nosso interesse sobre a vitamina D, basicamente vendo o que ocorreu com aquele paciente, verificando que isso era reproduzido com outros pacientes portadores de doenças autoimunes e até hoje consideramos a dose pequena necessária que os portadores de doenças autoimunes têm. Então as doses passaram a ser atrativamente individualizadas através da resposta do organismo a uma dose inicial.
Fonte: Vitamina D para doenças autoimunes com Cícero Galli por NAMU