Pular para o conteúdo

Benefícios da cúrcuma para o coração de pessoas sedentárias: estudo com açafrão


meus amigos, sou o Dr. Gabriel e hoje vou falar sobre um tema muito interessante: a cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra ou açafrão-da-índia, e como ela pode proteger o coração, principalmente de pessoas que não podem fazer exercícios.
Não estou sugerindo que você pare de fazer exercícios e apenas tome cúrcuma. Mas algumas pessoas que não podem fazer exercícios, principalmente por alguma condição de saúde, podem ter um efeito positivo da cúrcuma na proteção do sistema cardiovascular, principalmente dos vasos e na função endotelial vascular, que é a qualidade dos seus vasos sanguíneos.
Um estudo feito no Japão com mulheres pós-menopausa, que são mulheres que já tinham parado de menstruar há pelo menos dois anos, mostrou como a cúrcuma pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. Mas antes de eu explicar o que foi feito nesse estudo, quero saber se você utiliza cúrcuma no seu dia a dia. Eu gosto de tomá-la no café, como um anti-inflamatório. Você pode procurar um vídeo aqui com a receita desse café anti-inflamatório.
Por que as mulheres pós-menopausa têm um risco aumentado de doença cardíaca? Isso ocorre principalmente pela diminuição do estrogênio, que é o hormônio conhecido como hormônio feminino. Quando cai a produção desse hormônio no ovário, a mulher tem um aumento do risco cardiovascular. Isso pode ser visto principalmente pela diminuição da função endotelial vascular, que é a parede dos vasos. Como a parede dos vasos perde a função de dilatação e contração, ela fica mais rígida e a mulher tem um aumento do risco de doenças cardíacas.
Uma maneira de medir essa função endotelial vascular, ou seja, a qualidade dos seus vasos sanguíneos e artérias, é através da capacidade de dilatação das suas artérias, dependendo do fluxo. Se o fluxo aumentou, elas dilatam um pouquinho para não subir muito a pressão arterial.
Esse estudo testou durante oito semanas mulheres que já tinham parado de menstruar e dividiu-as em três grupos. O grupo controle não fez nada, nem mudou a alimentação nem a atividade física. O segundo grupo fez exercícios aeróbicos em torno de três a quatro vezes por semana durante oito semanas. O terceiro grupo utilizou cúrcuma e não aumentou o tipo de exercício. Eles tomaram uma dose de aproximadamente 150 mg de curcumina, que é a substância ativa da cúrcuma, durante as oito semanas.
A avaliação desses grupos mostrou que tanto o grupo de exercício quanto o grupo da cúrcuma tiveram uma melhora na capacidade de dilatação dos vasos, mostrando que essas mulheres estavam sendo mais protegidas contra doenças cardíacas como infarto do miocárdio e AVC. Lembrando que não é para parar de fazer exercício e só utilizar cúrcuma, mas se você faz exercício e quer utilizar cúrcuma, fale com seu médico ou nutricionista. E se toma anticoagulante ou se está grávida, não pode utilizar cúrcuma.
Se quiser saber mais sobre dieta anti-inflamatória e suplementos estudados para ajudar em dores articulares, baixe gratuitamente o meu e-book “Livre de Dores” no meu site. Agradeço por assistir ao vídeo e peço que compartilhe com seus amigos para ajudar na saúde deles também. Até o próximo vídeo!
Fonte: CÚRCUMA PROTEGE O CORAÇÃO DOS SEDENTÁRIOS – VEJA ESSE ESTUDO COM AÇAFRÃO! por Dr. Gabriel Azzini