Pular para o conteúdo

Bactérias perigosas: o que são e como evitá-las.

Há sangue antibióticos com base no ciclo reprodutivo de bactérias

Para entender o funcionamento dos antibióticos, devemos partir do início e entender o que é uma bactéria. As bactérias são microorganismos procariontes capazes de interagir com material genético de diferentes espécies animais e vegetais, e também com outros organismos microbianos. São abundantes e de amplo interesse econômico biológico. Existem espécies de bactérias inofensivas e outras patogênicas. Entretanto, para conhecer o efeito das bactérias e organismos eucariontes, é essencial conhecer também o seu ciclo reprodutivo.

As células microbianas possuem tempo de vida limitado, e uma espécie é mantida apenas como resultado do crescimento contínuo de sua composição. As bactérias possuem reprodução assexuada, geralmente por fissão binária de sua única célula. Quando uma célula eventualmente se separa para formar dois elos, dizemos que ocorreu uma geração. O tempo requerido para esse processo é chamado de tempo de geração. Durante o tempo necessário para que esse processo ocorra, o número total de células e a massa do público aos podendo elevar-se muito rapidamente.

O aumento no número de células de uma cultura bacteriana pode ser expresso como uma matemática simples baseada em uma progressão geométrica de razão 2. Quando uma célula origina duas células, esse processo é expresso como 2 elevado a 0. Se ele se repete sucessivamente, é uma relação fixa entre o número inicial de células presentes em uma cultura e o número final após um período de crescimento exponencial. Essa relação pode ser expressa como (n) e (n0) veja os dois e (n) elevado à (n0).

A partir dessa relação, podemos definir uma fórmula que demonstra o crescimento exponencial de bactérias e organismos eucarióticos: (n) é igual 3,3 vezes log de (lesão) – log de (nx0), onde (ge) é igual 3,3 vezes log de (lesão) – log de (nx0) onde (ge) é igual a (t) sobre (log de 2). Após os cálculos, é possível deduzir o crescimento exponencial e consequentemente, o número de células através desses cálculos para bactérias das espécies de (ny). É possível descobrir o intervalo de tempo em que se deve aplicar os antibióticos (x) e (y) equivalentes para cada espécie, por meio da obtenção do tempo de geração de renda da população e qual o efeito do antibiótico no crescimento bacteriano.

A maioria dos antibióticos são geralmente inibidores de um processo bioquímico da bactéria, como a síntese proteica, impossibilitando a sua reprodução e crescimento celular.

Por último, só a título de curiosidade e aproveitando o assunto, não podemos interromper o tratamento bacteriano porque normalmente a taxa de morte celular é muito mais lenta do que a taxa de crescimento e células viáveis podem permanecer em uma cultura por meses ou até anos. Logo, não se pode interromper um tratamento bacteriano antes do tempo previsto pelo médico, uma vez que uma simples melhora não significa morte total da população de bactérias causadoras da doença.

Fonte: Bactérias patogênicas por Helena Oliveira