Pular para o conteúdo

Azitromicina: Entenda como funciona e seus benefícios

Azitromicina – Informações e Indicações

Lembre-se que o uso de antibióticos deve ser feito apenas com indicação médica. Este vídeo apresenta informações teóricas e não substitui a consulta médica.

A Azitromicina é um antibiótico da classe de macrolídeos que inibe a síntese de proteína dentro da bactéria, tendo ação de inibição do crescimento bacteriano e bactericida. Suas principais indicações são para tratamento de infecções do nariz, sinusites, otites, faringites, amigdalites, bronquites, pneumonia, alguns tipos de infecção de pele e até mesmo infecções na uretra causadas por clamídia. Ela também tem atividade contra toxoplasmose e micobactérias.

As doses mais comumente utilizadas são de 500mg uma vez por dia, por 3 até 7 dias, dependendo do tipo de infecção a ser tratada. É importante lembrar que a medicação deve ser tomada sem refeições, uma hora antes ou até duas horas depois das refeições. A Azitromicina é bem tolerada por via oral, porém os efeitos colaterais mais comuns são náuseas, vômitos e diarreia. Reações alérgicas são pouco frequentes.

  • É importante ter cuidado com pacientes cardiopatas, especialmente aqueles que usam antiarrítmicos, pois a medicação pode aumentar o risco de arritmias graves do tipo Torsade de Pointes.
  • Pacientes com disfunção hepática devem ter cautela ao usar a medicação, pois a metabolização é pelo fígado.
  • A dosagem pode precisar de ajuste em pacientes com disfunção renal grave.
  • A Azitromicina só deve ser utilizada em gestantes e lactantes se houver indicação médica, pois é uma medicação de categoria B.

A Azitromicina é uma medicação interessante por não ter ação em nossos tecidos, exceto no sistema nervoso central. É importante lembrar que o uso da medicação deve ser feito apenas com indicação médica para avaliar o risco-benefício do tratamento.

Código:

Fonte
azitromicina como funciona? por MedTV – DrJulioMassao