Pular para o conteúdo

Autista obtém primeiro lugar em curso de medicina

Autista é aprovado em vestibular de medicina e inspira inclusão

Atualmente é possível encontrar histórias de superação e inspiração em várias partes do mundo, e na Região Norte do Brasil não é diferente. Desta vez, o personagem da história é um jovem autista que superou todas as dificuldades e se tornou o primeiro médico da família. Eliseu é um exemplo de que a inclusão faz toda a diferença na vida dos deficientes.

Eliseu só recebeu o diagnóstico aos 12 anos de idade, mas com a ajuda dos pais e dos irmãos, ele fugiu do rótulo de incapaz. Agora, com a conclusão do vestibular mais concorrido de uma universidade pública de Goiás em primeiro lugar, ele comprova que a inclusão é capaz de resultados incríveis.

Os irmãos acompanharam a rotina de oito horas de estudos diários e um curso online de mentoria para redação. Quando viu o esforço dele e a dedicação nos estudos, a mãe sentiu muito orgulho e com a conquista, o orgulho é maior ainda.

Eliseu descobriu o autismo apenas aos 12 anos de idade. A demora no diagnóstico e a dificuldade de terapias despertou nele o sonho de um dia fazer diferente por crianças como ele. Mesmo tendo dificuldades, ele se esforçou e com ajuda do irmão mais velho conseguiu aprender a ler superando seus próprios limites.

Eliseu é um autista em uma sociedade preconceituosa, mas ele conseguiu quebrar essas barreiras e comprovar que é possível alcançar seus sonhos sim. Nos próximos dias, ele e sua família vão se mudar para Goiás, e em breve ele será o mais novo estudante da Universidade Federal de Jataí.

Essa é uma história inspiradora que significa muito mais que a conquista de Eliseu como indivíduo. Ele se tornou o primeiro futuro médico de uma família que teve pouco acesso aos estudos, e isso é muito gratificante. Além disso, essa conquista é um exemplo que incentiva outras pessoas com autismo a acreditarem em si e lutarem pelos seus sonhos.

Quais são os limites da capacidade humana? Quem disse que o autista não pode? São algumas reflexões que encontram respostas na prática, na ação e na reação que potencializa o indivíduo a cada estímulo.

E a história não para por aí, Cleide, mãe de Pedro, um autista com grau severo de autismo, que montou o primeiro consultório de cuidados especializados do Brasil. Ela acredita que a família tem um papel primordial no desenvolvimento da criança e na superação das suas limitações. Além disso, ela contribuiu para um livro do Conselho Federal que aborda a assistência de enfermagem ao autismo.

A ABADS (Associação Brasileira de assistência e Desenvolvimento Social) atende crianças e adolescentes com deficiência intelectual e o transtorno do espectro autista com os estímulos corretos, na interação familiar, na dedicação da escola e na clínica dos médicos e terapeutas que acompanham a pessoa com autismo.

Eliseu é uma conquista de todos, pois esse futuro médico é um autista que superou suas limitações e se tornará um exemplo para outras pessoas com autismo. Essa história inspiradora é um exemplo de que esforço e dedicação podem levar a uma conquista. É só se esforçar, dedicar e crer em Deus que o indivíduo pode alcançar seus sonhos.

Palavras-chave:

Fonte: Jovem diagnosticado com autismo passa em primeiro lugar em medicina por Hoje em Dia