Pular para o conteúdo

Aumento preocupante no número de mortes por apendicite.

Essa alta atípica nas mortes por apendicite aguda pode estar associada à lotação máxima dos hospitais durante o ano de 2020 por causa da pandemia. Isso porque muitos pacientes acabaram deixando que os sintomas iniciais se prolongassem sem o atendimento médico adequado e o problema claro se agrava.

Nós convidamos o médico Marcelo Werneck, que é proctologista, para uma entrevista ao vivo:

  • Quais são os principais sintomas da apendicite aguda? Esses sintomas vão surgindo aos poucos ou podem surgir assim de repente?

    O apendicite aguda normalmente vai se manifestar com dor abdominal. Ela vai começar mais difusa e à medida que o processo infeccioso evolui, ela vai se tornando cada vez mais localizada. É muito comum sentir uma dor mais difusa no abdômen e à medida que ela vai estando uma camada de chamado peritônio ele vai ficando mais localizado. Nesse quadro de dor, é mais do lado direito na parte inferior que a região onde se pode associar a isso, a gente pode ser uma perda de pedir uma alteração do Ritmo intestinal. Arte interessante se falaram de febre alta, né, mas a febre não se manifesta. Não é um sintoma característico. Pode acontecer sim e até um sintoma que a gente tem que ficar de olho, né, porque pode ser um sinal de que a doença se torna mais complicada é aquela adinamia, é vontade de ficar só parado, uma perda de apetite. Então, esses são sintomas mais clássicos da apendicite.

  • O doutor, a gente acabou de falar na reportagem sobre a alta na quantidade de mortes pela doença. Por que a apendicite pode levar à morte?

    O apêndice, ele é para vocês imaginarem, mas ele tem uma região hábito intestinal que ela não tem esposa como se fosse uma rua sem saída naquela região. Uma vez que ela se torna obstruída por qualquer processo, seria a principal hipótese de causa da sítio. Qualquer processo que destrua aquilo vai levar a uma proliferação de bactérias dentro daquela região. À medida que essa proliferação vai aumentando, o apêndice pode vir acontecer. Seria o que as pessoas vão ver, né, como apêndice supurado. Isso vai levar uma perfuração daquela região do intestino e essa perfuração vai levar a contaminação da candidata abdominal. Veja onde fica o intestino. Vai levar um quadro chamado pelo bonito a peritonite. Ela pode ser purulenta ou seja, o centro da barriga como ela pode ser até central quando começa a vazar até fezes dentro da barriga e esses dois quadros são muitos graves com mortalidade de mais de quarenta por cento na piscina na Vitória purulenta e vai de oitenta por cento naquele país é um que é grave. Então, quanto antes a gente diagnostica e trata, menor risco de ter uma evolução complicada. Então, pensando aí o que pode estar causando esse aumento do número de mortes, exatamente, precisou falar na lotação, a dificuldade de acesso às pessoas com medo de hospital, ele da pandemia, então foi atrasando um diagnóstico. Quanto mais se atrasa no diagnóstico, maior risco de evoluir para uma complicação dessas pra gente fez errado autor.

  • Vamos falar de prevenção. Como fazer?

    Na verdade, o que a gente pode fazer é tentar levar o estilo de vida mais saudável possível ter um bom funcionamento intestinal, então assim cuidar da saúde mesmo. Primeira coisa comer bem para ter um bom funcionamento do intestino que a gente precisa. Qual mesmo salada e você não tem jeito salada igual remédio. Tem que comer, né, gostando ou não. Deve evitar o excesso de carne vermelha, tentar tomar bastante líquido. Um estilo de vida ativo, movimentar, fazer atividade física, dormir bem, tudo isso vai ajudar aqui até um organismo saudável, uma flora intestinal reflexão de microbioma e microbiota saudável também. Uma diminuição no risco daqueles processos infecciosos que podem levar ao aumento dos tecidos ali da região podem obstruir esse apêndice. Fora isso, o bom funcionamento intestinal vai evitar que se forme o que a gente chama de fecalito. São pequenas bolinhas de fezes que podem eventualmente obstruir aquela região também causando apendicite. Então, a prevenção na ver o são por um monte de coisa, né, levar um estilo de vida saudável.

O Dr. Marcelo, gratidão imensa viu pelas orientações. Tenho certeza que ajudou muita gente. Obrigada, boa tarde.

Fonte: Aumento de mortes por apendicite! por Dr. Marcelo Werneck