Pular para o conteúdo

Aumentando a Tolerância à Dor Muscular com Treino HIIT e Aeróbico Moderado


Qual o modelo de exercício aumenta a tolerância à dor: o treino aeróbico contínuo moderado ou o treinamento HIIT?
Sou o professor Fábio Skindô e hoje vou responder esta pergunta para você. Para isso, vou utilizar um trabalho publicado recentemente que avaliou a questão do treinamento HIIT e do treinamento aeróbico contínuo moderado no aumento da tolerância à dor.
Os autores começam a dizer que quando você faz uma sessão de exercício aeróbico do treinamento HIIT, isso pode proporcionar a questão das dores musculares e, portanto, que essas dores têm relação direta com a intensidade e a duração do exercício. Eles afirmam que a capacidade de tolerância à dor muscular induzida pelo exercício é um fator importante que pode contribuir para que as pessoas consigam sustentar de forma mais eficiente os modelos de exercícios de alta intensidade.
Os autores destacam que existe uma via de comunicação entre músculos e cérebro pelas fibras musculares sensoriais do tipo 3 e 4 que sinalizam então o cérebro para a percepção de dor. E que indivíduos treinados podem apresentar melhor tolerância à dor e, portanto, com menor tolerância à dor, eles poderiam treinar numa intensidade muito próxima à capacidade máxima.
Os autores afirmam que falta na literatura estudos avaliando a questão do treinamento HIIT na melhora da tolerância à dor muscular. Portanto, o objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito do treinamento intervalado de alta intensidade, que é o treino HIIT, comparado com um treino aeróbico contínuo de intensidade moderada, na tolerância à dor muscular.
Os autores selecionaram 20 adultos saudáveis de ambos os sexos, com idade jovem por volta de 20 e 27 anos, e dividiram essas pessoas em dois grupos. Eles fizeram um teste para avaliar a tolerância à dor através do torniquete e obrigatoriamente também fizeram um teste para avaliar a tolerância ao exercício através do tempo de exaustão.
Os pesquisadores conseguiram ter em mãos vários indicadores metabólicos dessas pessoas no teste de esforço. Aqui nós temos a descrição da mostra de acordo com a divisão dos grupos.
O grupo que fez treinamento HIIT teve 18 sessões de treinamento ao longo de seis semanas. Aqueles que fizeram parte do grupo aeróbico contínuo também tiveram 18 sessões de treinamento aeróbico ao longo de seis semanas. Após seis semanas de treinamento, os autores reavaliaram o teste de tolerância à dor e o teste de consumo máximo de oxigênio.
Os autores encontraram após 18 sessões de treinamento HIIT e treino moderado que houve aumento significativo no consumo máximo de oxigênio tanto para o grupo HIIT quanto para o grupo aeróbico convencional, não havendo diferença significativa entre os grupos. Ambos os grupos aumentaram numa magnitude muito similar.
O mesmo resultado foi encontrado na análise do pico de potência em watts e na intensidade do limiar de lactato em watts. Ambos os grupos aumentaram de forma similar após seis semanas de treinamento.
A questão da tolerância à dor foi avaliada através do tempo de tolerância à dor muscular induzida por isquemia. Após seis semanas de treinamento HIIT, houve um aumento significativo no tempo de tolerância à dor no grupo que fez o treinamento HIIT. O mesmo não aconteceu no grupo aeróbico convencional. Portanto, após seis semanas de treinamento HIIT, houve melhora na tolerância à dor muscular induzida por isquemia, e o mesmo efeito não foi verificado no grupo de treinamento aeróbico contínuo.
Interessante que esse mecanismo de aumento da tolerância à dor é independente da melhora na função cardiorrespiratória, porque ambos os grupos aumentaram os indicadores cardiorrespiratórios e metabólicos, mas somente o grupo de treinamento HIIT aumentou o tempo de tolerância à dor. Portanto, é possível utilizar o treinamento HIIT como uma estratégia para aumentar o tempo de tolerância à dor muscular e permitir que os alunos trabalhem em intensidades próximas à intensidade máxima.
Queria agradecer sua atenção e dizer que foi um prazer enormecompartilhar este artigo com vocês e dizer que o Viajando pela Fisiologia tem um curso online sobre prescrição do treinamento HIIT baseada em evidências científicas, com o certificado de 20 horas-aula. Esse curso apresenta mais de 30 modelos de protocolos para você utilizar com a grande maioria dos alunos e aprender o que é o método HIIT, como aplicar o método HIIT e como organizar as variáveis de treino. Para mais informações, por favor acesse o meu site www.forbes.com.n.com.br. Um grande abraço a todos e sucesso.
Fonte: Treino HIIT e Aeróbico Moderado no aumento da tolerância a dor muscular por Viajando pela Fisiologia by Fabio Ceschini