Pular para o conteúdo

Aula prática sobre coluna vertebral e características das vértebras

E aí galera, beleza? Meu nome é Felipe e nessa vídeo aula eu vou conversar com vocês um pouquinho a respeito da coluna vertebral e suas características. Cada uma das vértebras é dividida em alguns segmentos e vamos ter o segmento superior que chamamos de segmento cervical, composto por sete vértebras. Em seguida, temos o segmento torácico, que é o segmento móvel intermediário, composto por doze vértebras torácicas. E por fim, temos o segmento lombar, onde temos sete vértebras lombares.

Para denominar as vértebras, é muito simples. O nome de cada vértebra corresponderá sempre ao segmento inicial do segmento da coluna que ela compõe, juntamente com o número da vértebra correspondente, sempre contando de craniano para poderali. Então, a primeira vértebra cervical será chamada de C1, também conhecida como atlas. A segunda vértebra cervical será C2, também conhecida como áxis. As únicas duas vértebras que possuem nome próprio são as classificadas como típicas, e irei falar acerca disso depois. Em seguida, temos C3, C4, C5, C6 e C7. Quando entra na torácica, é a mesma coisa, e temos T2, T3, T4, T5, e em alguns livros D2 e D3. Lá embaixo, temos L5, L4, L3, L2 e L1.

Os ossos do sacro são contabilizados como cinco vértebras sacrais, mas na verdade, eles são cinco vértebras fundidas. Também temos o cóccix, que é atrofiado e não possui funções, contabilizado como quatro vértebras coccígeas no ensino didático.

Quando pensamos na mobilidade da coluna, os segmentos móveis são representados pela cervical, torácica e lombar. É importante ressaltar que cada um desses segmentos possui alguma amplitude de movimento, exceto entre o Atlas e o Áxis.

A coluna vertebral possui várias funções, sendo uma delas um importante ponto de sustentação e dissipação de forças. Se não houvesse um ponto de curvatura na coluna, toda vez que houvesse um impacto no solo geraria uma força de reação e essa força de reação subiria até as suas metas, tornando mais vulnerável a pessoa. A coluna vertebral tem três tipos principais de curvaturas: lordose cervical, cifose torácica e lordose lombar. Lordose é a curvatura fisiológica da coluna vertebral que possui concavidade posterior, encontrada na região cervical e lombar. Cifose é a curvatura fisiológica com concavidade anterior, encontrada na região torácica e sacro.

Além disso, existem grandes possibilidades de alterações nas curvaturas da coluna vertebral. Podemos ter uma diminuição da curvatura, conhecida como retificação cervical, torácica ou lombar. Uma consequência disso é que há menos dissipação de força e, consequentemente, passa mais força para cima ou para baixo. Podemos ter um aumento da curvatura, o que é muito comum de acontecer, como na hiperlordose ou hipercifose. Nesse caso, há mais dissipação de força em uma certa região, que pode acabar sofrendo mais.

Por fim, podemos ter uma alteração localizada, conhecida escoliose, que é uma curvatura lateral da coluna vertebral. Tanto a escoliose estrutural quanto a postural são patológicas e sempre haverá uma compensação.

Essas informações são extremamente importantes para entender sobre a coluna vertebral e suas características. Se quiser conferir o vídeo completo, assim como o texto, visite o nosso site em felipeanatomia.com.br.

Fonte: Coluna vertebral e características das vértebras: aula prática. por Prof. Felipe Barros