Pular para o conteúdo

Aula de Microbiologia Médica sobre Staphylococcus Epidermidis.

MICROBIOLOGIA MÉDICA: STAPHYLOCOCCUS EPIDERMIDIS

Ei pessoal, facilitando a medicina! Tudo bom com vocês? Eu sou o Cléverson do Black e hoje vamos para mais uma aula sobre microbiologia médica. Essa é uma continuação do vídeo passado onde começamos falando das características de algumas formas e o desenvolvimento e com a tua também os estafilococos.

Hoje vamos falar de mais um grupo desse estafilococo que é o Staphylococcus Epidermidis. Eles apresentam algumas características comuns como gram positivos e não apresentam flagelo. Além disso, não apresentam um desenvolvimento rápido e tem ampla capacidade de se desenvolverem em meio salino, além de ser aeróbico ou facultativo.

Outra característica muito importante desses microrganismos é a sua virulência. Eles apresentam uma certa resistência ou até mesmo desenvolvimento de um biofilme. Esse biofilme que é formado pela cápsula de polissacarídeos pode agregar outras bactérias e formar uma biopelícula. Essa biopelícula faria com que as bactérias presentes não saibam ou película diminua o seu índice metabólico, dificultando a atuação do sistema imunológico e também de anticorpos sobre essa bactéria.

Essas bactérias, o Staphylococcus Epidermidis, são microorganismos oportunistas. Ou seja, elas podem infectar o ser humano por uma oportunidade, como por exemplo, o uso de catéteres contaminados, implantes de próteses e intervenções cirúrgicas. Um exemplo de enfermidade levada pela Epidermis é a infecção da válvula cardíaca protege e entra. Esse micro-organismo pode entrar no momento do recanto valvular e isso levará a um possível quadro evolutivo de insuficiência cardíaca.

Mostrando a gravidade de uma contaminação oportuna, pode ser grave quanto o tratamento frente a esses micro-organismos. Poderíamos dizer que é bem complicado de se desenvolver um antibiótico para essa bactéria. Porém existem aqueles que são utilizados. Agora, por que é tão difícil? Porque eles apresentam um certo desenvolvimento de resistência a esses antibióticos devido a seu recâmbio e adaptação na sua parede.

Como estamos falando de grandes positivas, seria um peptídeo bicano de um grandes pessoas e podemos dizer que um antibiótico muito utilizado frente a esses micro-organismos é a vancomicina e também a me disse lina, dependendo do caso e do desenvolvimento dessa bactéria.

Fonte: STAPHYLOCOCCUS EPIDERMIDIS – MICROBIOLOGIA MÉDICA – AULA 9 por Facilitando a Medicina