Pular para o conteúdo

Aula 1 sobre Nódulo de Schmorl, Esclerose Óssea na Coluna Vertebral na Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta.


Olá! Saudações a todos. Bem, vou falar um pouquinho para vocês sobre os novos deshowbola. Gente, tem muito paciente que pergunta para gente no dia a dia: por que foi fazer um exame de ressonância e, ao ler o laudo, encontrou notas de shimon ficar preocupado com alguma coisa grave, como nódulos algo maligno ou não? Enfim, a gente vai tentar elucidar um pouquinho para vocês o que são assim os nódulos de showbol.
Eu vou esgotar aqui nesse texto para poder explicar um pouco melhor para vocês entenderem. Acontece que entre os corpos vertebrais e seus processos espinhosos, entre as formas verdadeiras, nós temos os discos intervertebrais. Bem, tanto na extremidade superior da vértebra quanto na sua extremidade inferior, isso para cada década, nós temos o que nós chamamos de placa terminal. Então, a placa terminal superior é a região por onde chegam os nutrientes tanto para a vértebra quanto para o disco intervertebral. Aqui, nós temos uma série de vasos sanguíneos que chegam, eles passam pelo disco intervertebral, assim como na popularização da disco, pra dentro da placa terminal.
Então, nós estamos acostumados a ver protusão, onde o disco sai do seu local e ocupa um espaço, ou mais anterior ou mais posterior. Isso seria uma protusão, uma hérnia discal. Já os nódulos de placa terminal, é uma involução do disco intervertebral para dentro dessa placa terminal. Então, decidi que acaba premiando dentro da placa terminal, existindo um problema por causa disso. Talvez, num quadro mais agudo pós-traumático, o paciente possa até referir alguma dor que vem do futebol, mas na grande maioria, não tem correlação com os sintomas do paciente, já que é uma característica de um processo degenerativo dessa articulação.
Então, a gente já pode estar sofrendo um pouco com o seu processo de placas terminais, por exemplo, tabagismo. Tabagismo que está vivo não faz uma obra com lula porque ele toca substitui esses pequenos vasos que irrigam, que nutrem tanto disco intervertebral quanto placa terminal e aberta para o corpo vertebral. Ok?
Então, os novos imóveis são exatamente isso, é uma eliminação do disco intervertebral para dentro da placa terminal. Na grande maioria das vezes, são assintomáticos e não é isso que está causando o problema dos pacientes. São outros fatores, podem estar associados à degenerações de discos, processos dos teófilos, entre outros.
Fonte: Nódulo de Schmorl da Coluna Vertebral Esclerose Óssea (aula 1) Clínica Fisioterapia Dr. Robson Sitta por Dr. Robson Sitta