Pular para o conteúdo

Ataque das Moreias: Descubra o Poder desses Animais Subaquáticos


As moreias são peixes que chamam muita atenção, seja pelo formato do corpo ou simplesmente por suas cores muito bonitas. São consideradas peixes tímidos, mas também predadores muito oportunistas. Um animal que gosta de passar grande parte do seu tempo em tocas para sua própria proteção, mas também não deixa seu alimento passar quando sente fome. É um predador generalista, pode comer peixes, crustáceos e moluscos e caso falte comida do seu meio, pode fazer a prática do canibalismo.
Um animal que, com o passar dos anos, foi se aperfeiçoando na prática de caçar outros animais, apresenta uma verdadeira arma em sua boca, como a mandíbula muito forte e dentes enfileirados, parecendo verdadeiras agulhas. Esse peixe não deixa nada escapar, mas o seu verdadeiro segredo para nenhum animal fugir de sua boca está em outro lugar, ou melhor, em outra mandíbula chamada a mandíbula pharyngeal ou mandíbula interna. Trata-se de uma segunda mandíbula com os dentes em feira irados, pode ser encontrada na garganta ou na faringe de um animal. A maioria das espécies de peixes que possuem identificar igiais não apresentam a mandíbula pharyngeal. É uma exceção, são as mandíbulas móveis, as moreias que acabaram desenvolvendo essa característica por não conseguirem engolir suas presas por algum motivo.
Amor é a primera mente a boca na sua presa com as suas mandíbulas primárias e logo em seguida lança sua mandíbula para engolir a presa por definitivo. Com a presa imóvel, sua segunda mandíbula leva a sua presa para o seu esôfago, evitando que a mesma seja engasgada. Mesmo com essas características de mandíbulas super evoluídas e dentes afiados, as moreias são animais tímidos que gostam de viver em toca cê tem principalmente o hábito noturno. Existem mais de 200 espécies de moreias agrupados em 15 gêneros, sendo que a maior pode atingir até 4 metros de comprimento. Habitam águas tropicais e subtropicais do Atlântico e podem ser encontradas em toda a costa brasileira.
Apesar dessa cara assustadora e dentes afiados, Moreia tem uma característica de simbiose com peixes limpadores. Enquanto o peixe come todos os restos de alimentos que ficam em seus dentes, a moreia fica com dentes limpinhos, evitando parasitas. As moreias não são agressivas, muito pelo contrário, mas acidentes envolvendo mergulhadores podem acontecer caso esse peixe confunda o dedo de um ano com dentaku de um polvo. Sua mordida pode causar acidentes graves tendo algumao curso em veneno.
As moreias podem ser muito valorizadas tanto no aquarismo como criação em cativeiro, em pescaria e também como alimento humano em alguns países, como Portugal. São servidas como iguarias em restaurantes. Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou acha que faltou alguma coisa nesse texto, deixe nos comentários abaixo que será de muito agrado estarei respondendo a todos. Muito obrigado por ler até aqui e até o próximo texto.
Fonte: O poderoso ataque das moreias por Brasil Animal