Pular para o conteúdo

Astigmatismo: causas, sintomas e tratamentos.

Olá, tudo bem? Se você enxerga objetos alongados e distorcidos, pode estar sofrendo de astigmatismo. Esse problema visual causa objetos desfocados, distorcidos ou alongados, tanto para longe quanto para perto. É comum que o astigmatismo seja acompanhado de dor de cabeça e fadiga, e é decorrente de imperfeições no formato da córnea, que se torna irregular.

Uma pessoa com astigmatismo enxerga objetos distorcidos, como uma placa cujos objetos não estão focados. Além disso, é comum relatar luzes distorcidas e alongadas nos faróis dos carros e nos semáforos.

O astigmatismo pode vir acompanhado de miopia ou hipermetropia. E um ponto importante é que pode diminuir, principalmente durante a infância e adolescência, mas aumenta com mais facilidade.

Em relação à explicação para a formação dos sintomas – visão distorcida e embaçada – cada raio de curvatura da superfície anterior do olho provoca um foco. No caso de um olho perfeito e esférico, eles focam de forma precisa na retina. Já no astigmatismo, cada curvatura provoca um foco diferente.

O astigmatismo pode trazer consigo algumas doenças relacionadas. A mais comum é o ceratocone, que causa uma córnea enfraquecida ou frágil e é caracterizada por um astigmatismo maior que dois ou três graus.

Finalmente, existem três formas de tratamento: os óculos, as lentes de contato e as cirurgias refrativas a laser. Todos eles podem dar uma visão perfeita aos pacientes com astigmatismo.

Fonte: Astigmatismo, visão distorcida ou embaçada – O que é e como tratar por Dr Pedro Cabral