Pular para o conteúdo

Aspiração de corpo estranho no tórax: diagnóstico e tratamento com TC


Saudações a todos! Meu nome é Chefe Réuso, médico radiologista. Neste vídeo, destinado a profissionais da área de saúde, estudantes em especial os pneumologistas que se interessarem, vamos conversar um pouco a respeito desta imagem.
Então, o que temos aqui é uma imagem de tomografia computadorizada do tórax, corte axial, janela de pulmão, e observamos essa alteração aqui, relativamente atípica. Além disso, temos algumas áreas como opacidade em vidro fosco bilateral. E sempre devemos lembrar que o exame do tórax possui duas janelas: a janela de pulmão para examinarmos o parênquima pulmonar e a árvore traqueobronquite, e a janela de mediastino. Mas ocasionalmente, podemos fazer também a janela óssea. Neste caso, foi feita janela óssea e veja o que foi observado aqui: Essas duas imagens com alta densidade dentro do bloco principal direito.
Observe que esta outra imagem de alta densidade e contraste na veia cava superior, porque esse exame foi feito com contraste venoso. Então, quando está se injetando contraste na veia cava superior, o contraste fica muito concentrado porque ele está entrando pela veia cava superior e ele fica bem branquinho. Mas esta imagem com alta densidade, densidade maior que o osso, é nitidamente patológica e vi que se trata de dentes aspirados.
Então, o paciente vítima de trauma, traumatismo de crânio na terça pode acontecer, é com trauma de face e aspirou aí fragmentos de dente e dente inteiro. Então, lembrar que isso é relativamente frequente em pacientes vítimas de politraumatismo e traumatismo craniano, traumatismo de face, e evidentemente, este exame foi diagnóstico.
Então, neste vídeo era isso, só mostrar um caso típico de aspiração de dente. Lembrar sempre dessa possibilidade nos pacientes politraumatizados, pacientes com trauma de face, o PCR e lembrar de procurar ativamente, porque às vezes são pequenos fragmentos de dente ou fragmentos de um ou outro tipo de corpo estranho, como pedra, metal ou vidro, que podem ser aspiradas aí para a árvore traqueobronquite. É importante fazer esse diagnóstico quando se realiza o exame de tomografia computadorizada do tórax, geralmente à procura de outras alterações como contusão pulmonar, como hematomas de mediastino, etc.
O achado de corpo estranho é relativamente simples de se fazer, desde que seja ativamente procurado nas imagens.
Neste vídeo é isso, obrigado e até o próximo.
Fonte: TC de tórax – Aspiração de corpo estranho por Jezreel