Pular para o conteúdo

As restaurações de amalgama são perigosas? Saiba mais com a Dra. Bianca Rosa.


Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vamos conversar um pouquinho sobre o amálgama, que também é conhecido como aquelas restaurações escuras. Será que elas realmente fazem mal para nossa saúde? É comum as pessoas virem ao consultório para trocar esse tipo de restauração, normalmente por um fator estético, porque quando sorri, parece meio escuro e a pessoa fica incomodada. Algumas pessoas vêm justamente pelo medo, ele é desse tipo de restauração é fazer mal para próprias para a saúde dela. Já vi em algum lugar que isso acontece, que isso tem mercúrio e que realmente pode fazer algum mal para a pessoa ao longo do tempo.
Isso é real e o mercúrio realmente é uma das coisas mais tóxicas que o ser humano já descobriu. Na hora que você faz a junção da amálgama para fazer a liga, nãosobrasse mercúrio é solto, o que poderia causar aí a tal da contaminação. Hoje é muito seguro fazermos restaurações de resina, que são muito mais estéticas e têm uma durabilidade muito boa. Isso ajuda também a não poluir a natureza, pois muitos dentistas utilizavam aquela massinha e tinham o excesso que era descartado de forma errada na natureza. A questão da contaminação hoje eu já não vejo mais necessidade de utilizar a amálgama.
Ela é uma restauração que se você tem das antigas, não das antigas, não precisa ficar com medo de te matar, pois não é assim também que funciona. Em que posição dela tem que ser bem pensado porque é uma restauração que não aumente que uma outra habilidade em alta. Ela tem uma durabilidade, a gente tem que se pensar em uma 20 anos sem problema nenhum. Você vai ter é com o tempo e um certo desgaste.
Hoje a gente tem que avaliar se realmente as necessidades, como a restauração pequena que não fica numa região estética, de repente, a melhor você não ter. Agora se é uma restauração grande que quando você falar, ela apresenta algum grau de debilidade, ou seja, também infiltração está com algum problema, aí você se remove ela vai ser desenvolvida. Vou colocar do vizinho, claro que vai ter que se tomar todos os cuidados para evitar justamente aqueles restos da restauração vão parar também no esgoto.
Fonte: Restaurações de amalgama SÃO PERIGOSAS? | Dra Bianca Rosa por Dra Bianca Rosa