Pular para o conteúdo

Aposentadoria por invalidez devido a doenças respiratórias


E o inverno chegou e as doenças respiratórias começaram a dar causa em números de afastamentos no INSS. No vídeo de hoje, vamos falar um pouquinho sobre esse assunto e um livro especialmente para quem é acometido por problemas respiratórios.
Então, já deixe seu like e compartilhe esse vídeo com quem sofre desse problema.
Em algumas das doenças respiratórias mais famosas são: Asma, Bronquite, Rinite e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Essas doenças se intensificam nessa época do ano e, por isso, as pessoas acometidas por elas têm dificuldade em permanecer trabalhando. Daí, o afastamento que o INSS concede a essas pessoas.
Veja primeiramente, é importante esclarecer que não basta ter a doença, ter os sintomas da doença, ter uma declaração de que você é acometido todo o ano por ela. É necessário que se comprove que, realmente, você tem essa doença e ela tem capacidade de tal forma que você precisa se afastar das suas funções laborais.
Será fundamental que o seu laudo médico descreva a sua incapacidade laboral e como que os efeitos colaterais dos remédios, por exemplo, geram alguma incapacidade ou mesmo sintomas da doença que acometem de tal forma que te impossibilita de trabalhar ou talvez que o ambiente em que você trabalha não é condizente com essa doença com esses sintomas que você tem, por isso, você precisa se afastar do local de trabalho.
Para isso, você vai contar com o médico com quem você faz tratamento que ele descreva pormenorizado a incapacidade laboral. Muitos relatórios trazem somente a sede que o código internacional da doença o perito consegue reconhecer que doença é aquela que te ofende, mas só pela sede dele não consegue identificar com essa doença te capacita.
Porque que ele deve te conceder o auxílio-doença ou porque até mesmo que você faz jus a uma aposentadoria por invalidez. Então, é primordial que o médico que vai descrever é fazer o seu naldo coloque com essa doença gerar incapacidade laboral e porque e por quanto tempo você deve ficar afastado.
Eu sei que você deve estar se perguntando se doenças respiratórias podem gerar aposentadoria por invalidez e sim, podem gerar sintomas que os segurados sentem e são incompatíveis com a sua função laboral e dão bem com as profissões que exerceu durante toda a sua vida.
Vamos supor um senhor de mais de 50 anos com um problema sério de doença respiratória que toda vida foi pintor de parede. Não pode mais trabalhar com o pintor, mas não sabe fazer outra coisa, não sabe o que fazer porque a vida inteira desempenham essa função. Provavelmente, ele receberá a aposentadoria por invalidez porque maiores de 45 anos têm uma enorme dificuldade em ingressar no mercado de trabalho.
É diferente do que sempre exerceu.
Bom, eu espero que você tenha gostado das dicas de hoje. Nos siga em nossas redes sociais que todos os dias atualizamos. Pode deixar aqui nos comentários alguma dúvida. Compartilhe esse vídeo com pessoas que têm esse problema respiratório e ajude a levar essa informação que com certeza vai ser de grande valia.
Até a próxima!
Fonte: DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E APOSENTADORIA POR INVALIDEZ por OC ADVOGADOS