Pular para o conteúdo

Anisocoria: causas, sintomas e tratamento.

Fala galera, sejam bem-vindos a mais um vídeo do canal Saúde Certa.

No vídeo de hoje, vamos falar sobre anisocoria. Mas antes de começar o vídeo, já vai deixando o seu joinha e se inscrevendo no canal, e ativando o sino para não perder nenhum novo vídeo do canal.

Anisocoria é uma condição em que a pessoa apresenta pupilas dos olhos de tamanhos diferentes. As pupilas são os círculos pretos dos olhos e servem para controlar a entrada da luz que forma a imagem na retina. Em geral, o tamanho das pupilas se modifica conforme a quantidade de luz. Elas ficam menores quando a iluminação é forte, evitando que muitos raios entrem nos olhos e se espalhem. Quando há pouca luz para podermos enxergar um pouco melhor nessas situações.

No entanto, de uma forma geral, essa mudança de tamanho deve acontecer na mesma proporção entre os dois olhos e ficar de tamanho semelhante. Estima-se que cerca de 20% das pessoas normais têm pequenas diferenças no tamanho das pupilas, a “anisocoria fisiológica” ou não patológica.

A anisocoria patológica é um sinal que tem diversas causas, mas que ocorrem em poucas pessoas. Algumas vezes, a condição pode ser temporária. Em 20% dos casos, anisocoria é fisiológica, ou seja, não é sinal de nenhuma doença. Caso haja histórico familiar de anisocoria, por exemplo, pode muito bem ser uma característica hereditária. Em geral, é considerada normal quando a diferença é menor que 0,5 milímetros.

As causas da anisocoria patológica podem ser: intoxicação, torcer e brown, sangramento intracraniano, acidente vascular cerebral (AVC), meningite, trauma, cirurgia ocular, inflamações oculares, glaucoma agudo, enxaqueca, convulsões, síndrome de Horner, uso de alguns medicamentos oculares ou sistêmicos.

Normalmente, quando ela representa qualquer um desses casos, a anisocoria vem acompanhada de outros sintomas mais graves, como dor de cabeça e pescoço, rígido, febre, confusão de raciocínio, desmaios, baixa da visão e até morte. Até prova ao contrário, qualquer suspeita de anisocoria não fisiológica deve ser encarada como uma urgência, principalmente se estiver relacionada com quaisquer sinais de problemas no corpo. Se alguém percebeu que o quadro apareceu de forma súbita, é sugerido consultar um neurologista no pronto socorro com urgência.

A anisocoria pode ser detectada por você mesmo no espelho ou pelo oftalmologista no exame de rotina. Na consulta, o médico examina mais atentamente os olhos. A suspeita da causa do problema dependerá de uma série de fatores, como seu histórico médico e os outros sintomas que você relata a apresentar junto com anisocoria. Por isso, é importante mencionar se, junto com a anisocoria, você apresenta sintomas como alteração motora, confusão mental, dores de cabeça e pescoço rígido, febre, mudanças na visão.

Vários exames podem ser feitos para o diagnóstico das causas da anisocoria dependendo da suspeita do médico.

Caso vocês tenham alguma dúvida ou sugestão para novos vídeos, deixem nos comentários. E não esqueçam de deixar seu like, se inscrevendo no canal, ativando o sininho de notificações e compartilhando com seus amigos, para nos ajudar a manter nosso trabalho. Valeu e até a próxima!

Fonte: ANISOCORIA – O QUE É, CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO por Saúde Certa