Pular para o conteúdo

Animação sobre Neuralgia Trigeminal (Tic Douloureux)


A neuralgia do trigêmeo, NT, é uma síndrome de dor crônica causada pela compressão do nervo trigêmeo. O nervo trigêmeo tem 3 ramos, cada um transmite a sensação de uma seção da face, incluindo os seios paranasais e as cavidades nasal e oral. A localização da dor varia de acordo com o ramo afetado, mas mais de um ramo pode ser comprimido ao mesmo tempo. Existem dois nervos trigêmeos, um de cada lado da face.
Normalmente (embora nem sempre), apenas um nervo e, portanto, um lado da face é afetado. O tipo mais comum de TN, denominado TN1, é caracterizado por episódios esporádicos de dor facial excruciante que duram de segundos a minutos e podem ocorrer até dez vezes por dia. A dor é frequentemente descrita como intensa, lancinante ou semelhante a um choque elétrico.
Os episódios podem ser desencadeados por movimentos faciais ou contatos com a face, como ao se lavar, fazer a barba, escovar os dentes, maquiar-se, comer, beber, falar ou mesmo ao toque leve ou exposição a uma leve brisa. Existe também uma forma atípica de TN, denominada TN2, que se manifesta como uma dor constante, semelhante, porém menos intensa que a TN1. Alguns pacientes podem apresentar TN1 e TN2.
A condição geralmente evolui em ciclos, com períodos de episódios frequentes seguidos de períodos de remissão parcial ou completa com pouca ou nenhuma dor. Com o tempo, no entanto, os ataques de dor muitas vezes se intensificam e os períodos sem dor tornam-se mais curtos e menos frequentes. ANT pode ocorrer em qualquer pessoa, mas afeta mais comumente mulheres com mais de 50 anos.
A compressão do nervo trigêmeo geralmente é causada por um vaso sanguíneo pressionado, mas um tumor ou outras estruturas anormais também podem ser a causa. A lesão do nervo também pode resultar de trauma facial, acidente vascular cerebral, complicação de cirurgia facial ou condições como esclerose múltipla.
O diagnóstico é difícil, pois muitos outros distúrbios podem produzir padrões de dor semelhantes e devem ser descartados. A ressonância magnética pode revelar tumores ou lesões de esclerose múltipla. Uma ressonância magnética tridimensional de alta resolução ou técnicas de varredura mais recentes podem detectar a compressão do nervo por um vaso sanguíneo.
Pessoas com TN tipo 1 geralmente respondem bem a medicamentos anticonvulsivantes. Os analgésicos geralmente não são eficazes, embora um pequeno número de pacientes com TN2 responda aos opioides. Relaxantes musculares e injeções de Botox podem ser úteis para alguns. A maioria dos medicamentos, no entanto, perde sua eficácia com o tempo.
Vários procedimentos cirúrgicos estão disponíveis para descomprimir o nervo ou para cortar o nervo para bloquear a dor. A cirurgia de descompressão microvascular é mais eficaz, mas também mais invasiva e traz riscos mais sérios.
Os procedimentos de rizotomia são menos invasivos, mas como desativam o nervo para parar a dor, a função normal do nervo de transmitir sensações também é perdida, resultando em dormência facial. O efeito da rizotomia também é mais curto, levando a uma recorrência mais precoce da dor.
Finalmente, alguns pacientes podem se beneficiar de exercícios, ioga, aromaterapia, meditação, terapia nutricional ou vitamínica e tratamentos de acupuntura ou quiropraxia.
Fonte: Trigeminal Neuralgia (Tic Douloureux), Animation por Alila Medical Media