Pular para o conteúdo

Angiomiolipoma no rim: tratamento, sintomas e prevenção.


Olá pessoal, hoje vou falar de um tema que é muito relevante para os lojistas. Mas antes disso, eu queria convidar vocês a consultarem nosso site, www.euoncologia.com.br, e a visitarem nossas redes sociais. Se você ainda não viu nosso canal do YouTube, já tem bastante informação divulgada por lá. Não esqueça de clicar no sino para receber os vídeos novos que vão sendo produzidos.
Hoje, vou falar de um tema com o qual esporadicamente as pessoas se deparam quando realizam exames de rotina e ficam muito perdidas. Isso acontece porque, primeiro, vem uma vez uma palavra muito feia e, segundo, uma vez que essa é a descrição está no exame de ultrassom tomografia. Normalmente, não está inscrito como um nódulo, então vou esclarecer o que é o anjo miudiploma.
O anjo miudiploma é um nódulo do rim, e normalmente quando está associado à palavra ‘nódulo’, estamos falando de algo ruim. Isso acontece praticamente em todos os órgãos. No caso específico do anjo miudiploma, podemos considerar que é o nódulo benigno que acomete os rins. Na realidade, pode acometer outros órgãos, mas é muito mais comum no rim.
O anjo miudiploma é um novo que tem dentro dele gordura, vasos sanguíneos e músculo. Por isso, nos exames de imagem, ele se assemelha a um morro, mas é muito bem caracterizado nos exames. Uma vez que temos um exame bem feito de ultrassom, tomografia e uma ressonância, excluímos a possibilidade de um câncer naquele momento. Então, para você ficar tranquilo, o anjo miudiploma é do bem e normalmente não precisa de tratamento.
Quando é que nós vamos tratar um anjo miudiploma? Naqueles casos em que ele tem sintomas, normalmente quando seu número é um pouco maior, e naqueles casos em que ele tem um tamanho grande, porque existe um risco teórico de que ele se rompa, já que ele possui vasos sanguíneos internos. Somente quando temos um anjo miudiploma de 4,5 centímetros em diante, dependerá de algumas características. Agente tem que retirá-lo, mas por outro lado, se fosse um diploma assintomático pequeno, podemos acompanhar de forma tranquila e não teremos problemas.
Era isso que eu queria falar sobre esse tema! Um abraço e até a próxima.
Fonte: Angiomiolipoma no rim: O que fazer ? por iURO – Instituto de Urologia Robótica e Oncologia