Pular para o conteúdo

Anemia falciforme, trombofilia e azoospermia: Entenda mais com a Dra. Márcia da Igenomix no #monicaresponde

No Instagram, muitas pessoas têm dúvidas sobre problemas genéticos, cromossômicos, síndromes e doenças relacionadas a marcadores genéticos, não só do embrião, mas também do casal. Se você é uma dessas pessoas, a Dra. Márcia Romano da clínica Genomics pode ajudar a responder suas perguntas.

Uma pessoa pergunta se um casal consanguíneo pode ter filhos com anemia falciforme. A Dra. Márcia responde que é possível ter filhos, mas é importante fazer testes para detectar a hemoglobinopatia e tomar medidas preventivas durante a gravidez caso exista a alteração.

Outra pessoa pergunta se há riscos na gravidez aos 42 anos, apenas nove meses após o nascimento do primeiro filho. A Dra. Márcia responde que os riscos aumentam com a idade, mas é possível recorrer à reprodução assistida para fazer testes genéticos nos embriões antes da transferência.

Uma pessoa pergunta sobre a análise de restos fetais em casos de aborto retido. A Dra. Márcia responde que é possível investigar a causa, porém é importante realizar um procedimento invasivo para ter acesso a esse material.

Uma pessoa pergunta se há tratamento para azoospermia. A Dra. Márcia responde que é possível realizar uma reversão ou tratamento hormonal, porém a reprodução assistida pode ser necessária mesmo assim.

Por fim, uma pessoa pergunta se pode ter tido um aborto retido devido a trombofilia ou causas cromossômicas. A Dra. Márcia responde que a maioria dos abortos é causada por alterações cromossômicas, mas é importante investigar cada caso para descobrir a causa e tomar medidas preventivas no futuro.

Se você tem alguma dúvida sobre genética e doenças, é importante buscar ajuda médica qualificada. Entrar em contato com a Dra. Márcia Romano pode ser um bom começo.

Fonte: ANEMIA FALCIFORME, TROMBOFILIA, AZOOSPERMIA | #monicaresponde | Feat Dra. Marcia da Igenomix por Almanaque dos Pais