Pular para o conteúdo

Anastrozol: entenda por que pode causar dor muscular

Dores musculares e articulares na ingestão de inibidores de aromatase

Os inibidores de aromatase, como o anastrozol, letrozol, femara e aromasin, são medicamentos utilizados em mulheres na pós-menopausa para impedir a produção de hormônios pela gordura periférica e pelas glândulas adrenais. Estes medicamentos são utilizados para reduzir a quantidade de estrogênio no corpo, o que pode causar alguns sintomas como dores musculares e articulares.

Esses sintomas são bastante comuns e podem ser tratados com medidas simples. É importante lembrar que os sintomas são autolimitados, ou seja, tendem a desaparecer com o tempo. No entanto, se persistirem, a pessoa pode tomar algumas medidas para aliviar o desconforto.

Exercícios físicos

Os exercícios físicos são uma das medidas mais eficazes para reduzir as dores musculares e articulares. Mesmo que a pessoa já esteja com dor muscular, ainda é possível fazer exercícios. Meia hora de exercícios, quatro vezes por semana, já é suficiente para reduzir a dor. As atividades mais recomendadas são a hidroginástica e a natação, pois são exercícios de baixo impacto.

Perda de Peso

Outra medida importante para quem está fazendo uso de inibidores de aromatase é a perda de peso. A redução da carga em cima das articulações pode ajudar a reduzir a dor e os sintomas articulares. Qualquer peso perdido já faz diferença nas articulações que sustentam o corpo, como o joelho, quadril e coluna. Portanto, é importante fazer uma dieta para reduzir a gordura corporal.

Concluímos que é necessário manter uma rotina de exercícios físicos e uma dieta equilibrada para reduzir as dores musculares e articulares na ingestão de inibidores de aromatase. Mesmo que os sintomas sejam autolimitados, é importante cuidar da saúde para ter uma boa qualidade de vida.

Fonte: Por que o medicamento Anastrozol causa dor muscular? por Dr. Felipe Ades MD PhD