Pular para o conteúdo

An Animated Guide to Lyme Disease – Symptoms, Treatment and Prevention

A doença de Lyme é uma infecção causada por várias espécies de bactérias Borrelia e é normalmente transmitida por carrapatos, em particular por carrapatos de veado. Pequenos mamíferos, como camundongos e esquilos, são o principal reservatório de Borrelia. Eles hospedam as formas larvais e ninfas de carrapatos de veado e os infectam com a bactéria. Os cervos hospedam carrapatos adultos, mas não carregam Borrelia.

A doença de Lyme é mais prevalente em áreas onde os carrapatos de veado são mais abundantes. Nem toda picada de carrapato leva à doença de Lyme. Para causar a doença, o carrapato deve estar infectado com Borrelia, e o carrapato infectado deve se prender ao corpo humano por tempo suficiente, geralmente por pelo menos 36 horas, para que a bactéria entre no corpo.

A melhor maneira de prevenir a doença de Lyme é evitar picadas de carrapatos, ficando longe de áreas arborizadas, ou cobrindo a pele e usando repelentes de insetos; e se mordido, para remover o carrapato o mais rápido possível.

No estágio inicial da doença, as bactérias se espalham do local da picada do carrapato, formando uma erupção característica em forma de olho de touro, chamada eritema migratório, que se expande ao longo de vários dias e desaparece após 3 a 4 semanas. A erupção é quente ao toque, mas normalmente não coça ou dói. No entanto, alguns pacientes podem ter uma erupção cutânea incomum ou nenhuma erupção cutânea. Os pacientes também podem ter sintomas semelhantes aos da gripe e linfonodos inchados nesta fase.

Sem tratamento, as bactérias se espalham através do sistema linfático e da corrente sanguínea para outros órgãos e outros locais da pele, e a doença progride para o estágio de disseminação precoce, estágio 2, que normalmente começa após um mês e dura alguns meses. Os sintomas são devidos à inflamação desencadeada pelas bactérias nos órgãos afetados.

Nas articulações, a inflamação causa dor nas articulações, mais comumente nos joelhos. No sistema nervoso, os nervos inflamados podem resultar em dormência e fraqueza muscular. A inflamação no cérebro pode levar a meningite ou defeitos cognitivos, como memória prejudicada. Raramente, a infecção pode causar batimentos cardíacos irregulares. Alguns pacientes também podem ter múltiplas lesões cutâneas secundárias em forma de anel.

Se não for tratada, a fase tardia, fase 3, começa meses a anos após a infecção inicial. A característica mais comum é a dor nas articulações, ou artrite de Lyme. Os pacientes também podem apresentar meningite asséptica, paralisia de Bell, dor nos nervos ou déficits cognitivos. Alguns pacientes podem ser diagnosticados erroneamente como tendo fibromialgia.

O diagnóstico é baseado nos sintomas, especialmente a erupção cutânea característica, histórico de picada de carrapato e testes de laboratório para anticorpos contra a bactéria, que são positivos algumas semanas após a picada. No entanto, o diagnóstico pode ser difícil, pois muitos pacientes não se lembram de ter uma picada de carrapato ou erupção cutânea.

Na maioria dos casos, a doença de Lyme pode ser tratada com sucesso com 2 semanas de antibióticos orais. Pacientes com sintomas neurológicos podem necessitar de antibióticos intravenosos e um curso de tratamento mais longo. Quanto mais cedo o tratamento começar, maior a chance de recuperação total.

Um pequeno número de pacientes pode apresentar sintomas que duram meses após o término do tratamento. Essa condição é chamada de síndrome da doença de Lyme pós-tratamento, PTLDS, e provavelmente é causada por uma resposta autoimune desencadeada pelas bactérias, e não pela própria infecção. Tratamentos adicionais com antibióticos não são úteis, mas os pacientes com PTLDS geralmente se recuperam lentamente ao longo do tempo.

Fonte: Lyme Disease, Animation por Alila Medical Media