Pular para o conteúdo

Amenorreia e Dismenorreia: Causas e Tratamentos


Olá amigos! O Professor Cássio Rocha dedicará recursos dentro do nosso conceito de tecnologia científica. No dia de hoje, trabalharemos sobre amenorreia e dismenorreia. Lembrando que amenorreia e dismenorreia não tem mais acento pela nova ortografia. As paroxítonas terminadas em ditongo crescente não recebem mais acento. Cássio também é cultura, estamos vendo até mesmo aulas de português.
Vamos agora pensar nos termos. Como foi falado em outros vídeos, o prefixo “a-” diz ausência e o prefixo “dis-” diz dificuldade. Então, quando pensamos em amenorreia, estamos nos referindo à falta de menstruação. Ausência de menstruação que pode ser causada por problemas hormonais, ou até mesmo pela menopausa, que já está se instalando.
A menopausa é um dos indícios da amenorreia, ou seja, a ausência da menstruação pode ser por um processo de gravidez. A gravidez gera amenorreia. Mas, obviamente, se não se está grávida, não vai haver ausência de menstruação. Isso se dá pelo fato de que já houve a nidação daquele novo ser, está para surgir, e aí eu tenho a ausência de menstruação.
Diferente de dismenorreia, que eu trouxe as duas em conjunto, que o pessoal acaba misturando muito. Sabendo que o grupo prefixo “dis” significa dificuldade, mas dificuldade de menstruar, como é que isso pode acontecer? A dismenorreia é chamada de menstruação difícil e também é um termo utilizado como sinônimo de cólica menstrual.
Existem, em boa parte, um grande percentual das mulheres que geralmente têm uma situação tranquila durante toda sua vida. Elas têm poucos casos de cólica e etc, mas existem muitas mulheres que sofrem bastante no período menstrual, por um processo de dismenorreia, ou seja, por um processo de cólica menstrual. É geralmente por questões orgânicas e hormonais.
Fonte: Amenorreia e Dismenorreia por Prof. Cássio Rossi – Mentor de Alta Performance