Pular para o conteúdo

Amebíase na Microbiologia e Protistas: Aula 15 com Prof Gui


A amebíase, também conhecida como disenteria amebiana, é uma doença que pode ocorrer em qualquer região do mundo, mas é especialmente prevalente nos trópicos, onde não existe saneamento básico adequado. O agente etiológico dessa doença é a ameba Entamoeba histolytica, uma ameba do grupo dos rizópodes, que vivem no tecido da mucosa do intestino grosso. Essa ameba pode sobreviver no solo por até 30 dias e sobre as suas unhas por até 45 minutos.
Essa doença é diferente das outras doenças causadas por protozoários, pois é uma doença monoxênica e monoxitópica, ou seja, tem um único hospedeiro, no caso, o ser humano. A contaminação acontece por meio do ciclo oral-fecal, ou seja, há contaminação pelas fezes que chegam até a boca de maneira indireta, normalmente através de água ou alimentos contaminados. Por essa razão, a amebíase tem uma relação direta com a falta de saneamento básico.
A profilaxia é uma maneira de evitar a amebíase, que pode ser feita tratando a água, criando redes de esgoto e garantindo que as pessoas tenham um mínimo de dignidade, como um local próprio para defecar, além das medidas de higiene e conscientização da importância da higiene para todas as pessoas.
O ciclo da amebíase é importante e tem contaminação pelas fezes, que chegam até a boca como cistos de ameba ou amebas. Esses cistos e amebas podem estar presentes na água ou em alimentos contaminados. Essa ameba vive no intestino grosso e se alimenta principalmente de bactérias e glóbulos vermelhos que ela consegue a partir do rompimento de tecido intestinal. Quando as amebas se proliferam, elas geram novas amebas e também novos cistos. É interessante notar que a doença normalmente não é muito grave e não traz sintomas muito fortes ou agudos, mas em casos mais graves, é necessário fazer exames e seguir tratamentos específicos para combater os protozoários.
Como medidas de profilaxia, além da ferver a água, é necessário lavar bem os frutos, descascá-los e evitar alimentos crus. É importante também lembrar que a falta de saneamento básico é a principal causa de doenças que têm contaminação por água ou por alimentos, então é importante que as políticas públicas garantam que todas as pessoas tenham acesso a água potável e saneamento básico adequado.
Em breve, haverá a inauguração de uma loja de materiais didáticos e de estudo, como mapas mentais, resumos, apostilas e revisões para os principais vestibulares do Brasil e ENEM.
Fonte: Amebíase – Aula 15 – Módulo IV: Microbiologia, Fungos e Protistas | Prof Gui por Prof. Guilherme Goulart – Biologia