Pular para o conteúdo

Amálgama dental: riscos à saúde e como evitá-los segundo Dr. Lair Ribeiro


bril do nosso país.
Óleo vegetal tóxico
Um dos problemas sérios que devemos considerar é o óleo vegetal que compramos no supermercado. Este óleo nunca deve ser reutilizado, pois é altamente tóxico. Pessoas humildes costumam reutilizar o óleo diversas vezes, o que pode trazer sérios problemas à saúde.
Metais pesados
Os metais pesados, como mercúrio, chumbo, cádmio e arsênico, são uma das principais fontes de contaminação do corpo humano. Eles podem ser encontrados em diversos lugares, como nos peixes de rios (que hoje em dia é difícil encontrar um sem concentração de mercúrio no Brasil), tintas, cigarros, panelas, entre outros. O mercúrio é o mais perigoso e está presente em grande quantidade em tecidos adiposos, cérebro, fígado, rins e glândulas endócrinas, o que pode ocasionar intoxicação. A intoxicação por chumbo também pode ser grave, despertando no sistema límbico a parte da amígdala relacionada à violência.
Remoção de amálgamas
A remoção de amálgamas é algo que deve ser feito com muito cuidado, pois é mais perigosa do que se imagina. Não é qualquer dentista que está apto para realizar esse procedimento, pois o paciente tem que ter uma respiração independente, com um cateter no nariz, e um campo cirúrgico deve ser feito dentro da boca para não cair nenhum fragmento. O amálgama pode conter mercúrio e caso não seja removido corretamente, pode piorar a saúde do paciente.
Tratamento de canal
Outro problema sério é o tratamento de canal, que muitas vezes pode ser mal realizado e deixar uma fonte de infecção bem no meio da arcada dentária. Em estudos realizados nos Estados Unidos, mais de 50% dos dentes tratados ainda apresentavam bactérias após três meses. O inventor do tratamento de canal, Dr. George Meiningen, atualmente afirma em seu livro que esse procedimento pode ser prejudicial à saúde. Além disso, infecções em canal tratado podem liberar mercúrio e toxinas altamente cancerígenas.
Enfim, é necessário entender que a saúde bucal está intimamente relacionada à nossa saúde como um todo, e que cuidados com a escolha de alimentos, panelas e até mesmo a fonte de óleo usado para cozinhar são essenciais para manter uma vida saudável. É importante que as pessoas busquem por profissionais especializados em remoção de amálgamas e tratamentos dentários, que possam atuar de forma mais harmônica com a saúde do paciente.
Fonte: Você tem Amálgama? A morte ou a doença pode vir da sua boca | Dr Lair Ribeiro por U MIÓ QUE TÁ TENO