Pular para o conteúdo

Alívio de dores cervicais: aprenda alongamentos com Guilherme Stellbrink da Fisioprev.

Dores na região cervical: exercícios e técnicas de automassagem

Muitas pessoas sofrem com dores na região cervical, especialmente na região do pescoço, devido à tensão e ao estresse. Neste artigo, mostraremos exercícios e técnicas de automassagem que podem ajudar a aliviar a dor e a melhorar a mobilidade da região cervical. Siga as instruções abaixo e sinta-se melhor!

Exercícios para a região do trapézio

Para começar, ficaremos em pé com os joelhos flexionados e inspiraremos enquanto elevamos os ombros até as orelhas. Em seguida, faremos a rotação da cabeça, girando lentamente para cada lado por cinco vezes. O próximo exercício consiste em girar a cabeça para cada lado enquanto tracionamos os ombros para baixo, também por cinco vezes.

Alongamento lateral da região cervical

Este é um importante exercício de alongamento para a região lateral da cervical. Começaremos com uma posição em que tracionamos o ombro esquerdo para baixo e inclinamos a cabeça para esse lado. Mantenha a posição por 15 segundos, respirando fundo e soltando o ar aos poucos. Repita o exercício do outro lado. Para aqueles que têm compressão na região cervical, uma variação é inclinar a cabeça para o lado sem puxá-la com as mãos.

Alongamento diagonal da região cervical

Agora, concentraremos o alongamento na diagonal da região cervical, iniciando com uma “cheirada” no arco da cabeça. Em seguida, empurraremos a mão para baixo enquanto puxamos a cabeça para o lado. Mantenha a posição por 15 segundos e repita do outro lado. Outra variação é inclinar a cabeça para um lado e girar o queixo um pouco para a diagonal, mantendo a posição por 15 segundos.

Alongamento na frente do pescoço

Finalmente, chegamos ao exercício para o músculo platisma, localizado na frente do pescoço. Pressionaremos a mão no lado esquerdo do peito e tracionaremos a cabeça para a direita, olhando para cima. Mantenha a posição por 15 segundos e repita do outro lado. Esse alongamento pode ser especialmente útil para aliviar dores de cabeça e enxaquecas.

Repita esses exercícios diariamente, realizando duas a três séries para aqueles que sentem mais tensão em determinadas áreas. Lembre-se também de procurar um profissional caso as dores não melhorem ou persistam.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis. Não se esqueça de deixar um comentário e de marcar nossa rede social!

Fonte: ALONGAMENTOS PARA CERVICAL PARA ALIVIAR AS DORES – Fisioprev com Guilherme Stellbrink por FISIOPREV