Pular para o conteúdo

Alivie o torcicolo: 4 dicas essenciais

Você já se sentiu como um robô pode ser que você tenha um torcicolo? Eu vou dar algumas dicas aqui do que é um torcicolo e o que você pode fazer para te ajudar. Meu nome é Jeovânio, sou fisioterapeuta.

Se você é novo aqui no canal, seja bem-vindo e já se inscreva no canal e ative o sino aqui em baixo para receber as dicas aqui do nosso canal. O torcicolo é uma contração involuntária de algum músculo aqui no nosso pescoço. É como se o músculo tivesse levado um susto e aí ele fica tensionado, ele entra em espasmo, uma contração bem forte que gera dor e também gera a diminuição do movimento. A cabeça fica dura, fica rígida, a gente parece um robozinho na hora de movimentar a cabeça. Mas se você sentir formigamento ou perda de força no braço, ou algum outro sintoma mais sério, procure um médico porque pode ser outro problema mais sério.

Existem alguns tipos de torcicolo, como torcicolo congênito, onde já se nasce com uma alteração no pescoço. Mas hoje eu vou falar do torcicolo espasmódico, e esse torcicolo que tem essa contração, como eu comentei no início. De acordo com a literatura, o músculo que mais causa torcicolo é o externo cleido mastóide, é esse nome estranho mesmo, que é essa musculatura que nós temos aqui no pescoço. Mas o torcicolo pode também acometer outros músculos aqui no nosso pescoço.

Normalmente, o paciente apresenta esse sintoma do pescoço rígido logo após acordar pela manhã. Tudo está muito relacionado à má postura, uso de travesseiro errado, dormir de forma inadequada ou até mesmo utilizar o celular de forma errada. Nós fazemos mil coisas ao mesmo tempo, é utilizar o monitor de forma errada ou até mesmo um movimento brusco, movimento rápido do pescoço pode gerar essa contração.

Na fisioterapia, existem várias técnicas e recursos que nós utilizamos para ajudar a relaxar essa musculatura, como por exemplo: a massagem, a terapia manual, liberação miofascial, técnica de ponto gatilho, uso da eletrotermofototerapia, que são alguns aparelhos que nós utilizamos. Alguns geram calor, entre outros, para poder relaxar essa musculatura. Também utilizamos técnicas de fortalecimento como a estabilização segmentar, entre outras técnicas.

Normalmente o torcicolo ele acaba espontaneamente, tem uma remissão espontânea em poucos dias a uma semana, mas existem algumas coisas que eu vou te dar dicas agora que você pode fazer em casa para acelerar esse processo. Porém, se você perceber que o torcicolo é persistente por muitos dias, essa contração, essa dor, você procura um profissional que ele vai te dar uma orientação e um tratamento mais adequado.

A primeira dica é a compressa quente. A compressa quente vai ajudar a relaxar a musculatura, aumentar a circulação ali e ajuda a diminuir um pouco essa contração, essa tensão muscular. Você pode realizar por 20 a 30 minutinhos e sempre lembre de colocar um paninho entre a sua pele e a bolsa. Você pode fazer várias vezes durante o dia.

A segunda dica é a massagem e a pressão nos pontos gatilhos. A massagem pode ser realizada utilizando ali na região que está mais tenso. Você vai sentir a musculatura que está dolorida, que está tenso, e você vai fazer uma massagem bem leve, e não uma massagem forte, e também a pressão nos pontos de dor, então você com polegar vai sentir ali onde está tenso e vai pressionar. É uma pressão média, não muito forte, mas também não muito fraquinha, e você vai segurar uns 30 segundos ali na região. Você pode fazer isso em toda a região que está com dor.

A terceira dica é o alongamento leve. Você vai verificar qual é a musculatura que está ali mais tensionada e você vai realizar um alongamento. Por exemplo, aqui no vídeo eu mostro um torcicolo que a pessoa está à esquerda. Então ela vai inclinar a cabeça para o lado contrário e fazer esse movimento bem suave. Vai contar 30 segundos e vai voltar. Se o torcicolo foi na musculatura que a gente fala que trapezio que fica posterior, você vai fazer o movimento da cabeça pra frente para alongar a região lá atrás porque é ali que tem um pouquinho da musculatura que tem essa atenção. Mas lembra que você sempre vai fazer o movimento do outro lado contrário.

A quarta dica é a mudança na postura. Então você vai mudar o seu travesseiro ou a forma de dormir. Tem um vídeo que eu mostro aqui que dá algumas dicas de como dormir da forma correta, com a altura correta do travesseiro, se você dorme de lado ou de barriga para cima, também se você trabalha com um computador, com a altura correta do monitor. Dá uma olhadinha nesse vídeo que vai te ajudar.

Eu espero que essas dicas possam te ajudar. Deixa aqui em baixo pra mim nos comentários se você já teve torcicolo, passou rápido, demorou muitos dias, você fez alguma dessas coisas para te ajudar. Comenta aqui em baixo pra mim, deixa o joinha se você gostou das dicas e não se esqueça de se inscrever aqui no canal da Jóia para sempre receber dicas novas. Chama fisio, chama fisio que eu te ajudo.

Fonte: 4 Dicas para aliviar o torcicolo por Chama a Fisio