Pular para o conteúdo

Alimentação saudável para uma menopausa tranquila – Dicas de Peter Liu


Olá, pessoal!
Você está entrando na menopausa? Você tem menopausa? Começa a mudança.
A menopausa é um sistema de mudanças hormonais, biológicas. Então, quando seus níveis de testosterona, estrogênio e progesterona diminuem, começam as mudanças. É importante solicitar ao seu médico um exame desses hormônios para saber se você realmente entrou na menopausa.
A primeira mudança é hormonal. A segunda mudança começa a afetar a circulação e você pode começar a ter calor, dor de cabeça, queda de cabelo, ruído no ouvido por causa do hormônio, insônia, nervosismo, e parecer que está com TPM o tempo todo. Muitas mulheres também tem um susto ao descobrir um cisto na mão, uma calcificação, ou dor no peito que podem indicar problemas cardíacos como infarto. Outros sintomas incluem fraqueza muscular, dificuldade de concentração, inchaço e muitos outros.
Porém, muitos chineses e japoneses nunca sentiram nada do que estou falando. Mas, isso acontece porque a alimentação muda a maneira como o corpo lida com a menopausa.
Para mudar a alimentação, é preciso ter uma alimentação funcional e hormonal incluindo alimentos que possuem fito hormônios, como a soja que é rica em isoflavona. Caso você não goste de soja, tente leite de soja, tofu ou suplementos fito hormonais. Alguns outros alimentos são: Goji Berry, Maca Peruana, Tribullus Terrestris e Fáfia que podem ajudar a aumentar a energia.
Para cuidar da circulação, aposte em chás de alecrim, canela e cúrcuma e alimentos como gengibre.
A falta de vitamina K2 também é comum em mulheres que entram na menopausa, então procure alimentos como missô, shoyu, natô e legumes fermentados, que podem ajudar na preservação da elasticidade das artérias. Alimentos como sementes de linhaça, azeite e amêndoas também podem melhorar a flexibilidade dos vasos sanguíneos.
Por fim, antioxidantes são essenciais para evitar o envelhecimento precoce. Alimentos como semente de uva, tomate e vinho podem ajudar.
Mudar sua dieta pode ajudar a passar pela menopausa de forma mais tranquila e saudável. Lembre-se, é uma transição e, com a alimentação correta, você pode melhorar sua saúde e passar por essa fase de forma leve e sem sintomas graves.
Não se esqueça de procurar um médico e se cuidar. Espero que esse post tenha ajudado vocês!
Fonte: ALIMENTAÇÃO CERTA PARA MENOPAUSA TRANQUILA | Peter Liu por Peter Liu