Pular para o conteúdo

Alimentação para obstrução intestinal: dicas de médico para pacientes


O estado de saúde do presidente Bolsonaro segue sendo assunto de grande preocupação para a população brasileira. Ele está internado em um hospital particular de São Paulo para tratar uma obstrução intestinal. Para esclarecer as dúvidas sobre o assunto, o programa entrevistou o Dr. Eduardo Greco, gastrocirurgião endoscopista e professor da faculdade de medicina.
O primeiro tema abordado foi sobre o funcionamento do intestino humano e como ocorre uma obstrução. Segundo o médico, todos os órgãos da região abdominal ficam acoplados dentro das bolsas, que possuem uma capa protetora. Em determinadas situações, como o caso de uma cirurgia abdominal prévia, podem ocorrer angulações e torções nas alças intestinais, o que leva a uma obstrução parcial e dificuldade na passagem da alimentação e secreções. É o que provavelmente ocorreu com o presidente Bolsonaro.
O programa também abordou os sintomas e tratamentos adotados em casos de obstrução intestinal. Dr. Greco explicou que os soluços são um sintoma atípico, já que o paciente apresenta desconforto abdominal e distensão do abdômen. No caso do presidente, foi necessário implantar uma sonda nasogástrica para esvaziar o estômago e tirar a pressão do sistema digestivo, além de medicações para auxiliar nos vazamentos do intestino e diminuir o edema. Esse é o chamado tratamento conservador, que é menos invasivo e visa dar tempo ao paciente para se recuperar sem recorrer a uma cirurgia.
A alimentação também é um aspecto importante na recuperação do paciente com obstrução intestinal. O primeiro passo é uma dieta líquida para testar a aceitação do intestino, sendo seguida por uma dieta cremosa e por porções de alimentos mais sólidos. Os médicos avaliam a aceitação da alimentação para avaliar a evolução do tratamento e a possível alta do paciente.
A equipe médica informou que a previsão de alta do presidente é de três a cinco dias, mas isso depende da evolução do tratamento. Por conta da recuperação após a obstrução, é possível que o presidente precise de um repouso mais adequado e alimentação mais regrada, o que pode interferir em sua rotina e compromissos políticos. O médico explicou que, quanto mais cirurgias são feitas, mais arriscado se torna o quadro de saúde do paciente, por isso, os médicos tentam evitar ações invasivas e optam por um tratamento conservador, sempre que possível.
Em suma, a obstrução intestinal é uma complicação séria que pode ser evitada com um tratamento adequado e cuidados como alimentação regrada e repouso. A equipe médica está acompanhando de perto a evolução do presidente e tomando todas as medidas possíveis para garantir sua recuperação.
Fonte: Pacientes com obstrução intestinal devem ter alimentação regrada, diz médico | NOVO DIA por CNN Brasil