Pular para o conteúdo

Alimentação para intolerantes à lactose: dicas e opções de alimentos.

Se você acha que o leite já não te faz tão bem, que a sua barriga fica dura, inchada, produz muitos gases e tem dor, tipo cólica, logo a seguir a tomar um sorvete, a comer um pudim ou tomar um copo de leite, provavelmente você tem razão.

Na intolerância à lactose, o seu corpo não digere como antes o açúcar do leite. Por isso, você não pode tomar o leite puro, leite em pó, o molho branco e leite condensado, ok?

Além disso, você tem que prestar atenção nos rótulos dos alimentos. Algumas vezes, se você ler ali: soro de leite, sólidos de leite, leite em pó no rótulo do alimento, tem lactose e você não deve consumir esses alimentos. Alguns medicamentos também têm lactose. Mas dificilmente vai te fazer mal.

É bom que o seu médico saiba que você tem intolerância à lactose e se houver um remédio alternativo sem lactose no recipiente, no componente da fórmula, melhor.

Agora, alguns alimentos que você pode consumir que têm um pouco de lactose, mas tem uma quantidade pequena e você pode tolerar melhor são os iogurtes com bífidos ativos, por exemplo. Apesar de existirem iogurtes sem lactose que pode ser uma alternativa. Mas naturalmente os iogurtes têm menos lactose e são mais bem tolerados.

O queijo cottage ou os queijos amarelos são boa alternativa. O creme de leite, provavelmente, você vai tolerar. E o leite integral mais tolerável será do que o leite desnatado.

Normalmente, a intolerância à lactose acontece na idade adulta. Pode nunca acontecer, é verdade. Mas também é comum nos bebês. E se o bebê mama no peito, a mãe tem que diminuir ou eliminar com a história de alimentos ricos em lactose da alimentação dela. Lácteos e afins. E, se mama na madeira, pede pra pediatra trocar a fórmula, porque o bebê passa mal com lactose.

Agora, como eu tenho certeza que meu bebê tem intolerância à lactose, ou que eu tenho intolerância à lactose? Existem 3 exames. Existe o exame de fezes, o exame de sangue, e também existe um exame do ar, um teste do ar respirado. Então, quanto mais hidrogênio você expele, maior é a certeza que o médico vai ter que você tem uma intolerância à lactose. Mas pra você testar em casa se você tem intolerância à lactose, fica 7 dias sem tomar leite e derivados, e aí experimenta. Se você se sentir bem, tem a sua resposta.

Mas você não tem que ficar desesperado porque agora você tem intolerância à lactose, não pode tomar mais leite e leite tem muito cálcio. Vou te contar o quê que tem cálcio e que não tem leite: sardinha enlatada com as espinhas tem muito cálcio, amêndoa, brócolis, tofu, salmão, camarão, e o mais óbvio de todos: Leite sem lactose.

Por isso, se você não abrir mão de um lanchinho com o cafezinho com leite, você pode também tomar o leite sem lactose. Mas também tem leite de arroz, leite de coco, leite de amêndoa, leite de nozes.

Se você tomou alguma coisa com leite e comer uma sobremesa que tinha leite e não sabia que tinha leite, tem uma coisa chamada lactase na farmácia. Se você é intolerante à lactose, tenha sempre no bolso para não passar mal. De repente, você comeu alguma coisa, tinha lactose, você não precisa ficar com dor, não precisa correr pro banheiro, não precisa ficar soltando pum por aí.

E também tem a possibilidade de você tomar, sabe cápsulas de carvão vegetal ativado? Super legal quando você está já com os gases, já passou, já não dá tempo da lactase, mas ainda dá tempo da cápsula de carvão vegetal ativado. Vai lá, dá uma olhada. Experimenta!

Fonte: O que comer se tem intolerância à lactose por Tua Saúde