Pular para o conteúdo

7 exercícios simples para agilizar a recuperação de fratura na tíbia em casa.


Se você tem uma fratura na tíbia e ainda não começou a fisioterapia, então o vídeo de hoje é para você! Nossa convidada de hoje no canal é a fisioterapeuta Amanda Beleza, que vai passar 7 exercícios para você fazer se quebrou a sua perna.
Bem-vindo ao canal de Ortopedia e Traumatologia voltado para pacientes! Meu nome é Marcelo da Amado, eu sou médico ortopedista e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Fisioterapia é a parte imprescindível do tratamento das fraturas e se você teve uma fratura na tíbia, operou ou tirou o gesso, agora esse vídeo é para você.
Nossa convidada de hoje aqui no canal é fisioterapeuta Amanda Beleza e vai falar para gente certo exercícios para você fazer se quebrou a perna. Então, segue para gente aqui no canal. Ela vai falar.
Ah, mas eu esqueci, não deixe de deixar o seu like no vídeo, se inscrever no canal e ativar o sino das notificações para receber nossos vídeos em primeira mão. E se você estiver gostando, conheça alguém que possa gostar do conteúdo, compartilhe esse vídeo com a gente. Tudo isso ajuda o canal a crescer e mais pessoas possam ter acesso a esse tipo de informação.
Bom, agora vou deixar vocês com a minha amiga Amanda Beleza, que vai dar alguns exercícios para vocês fazerem se quebraram a perna.
Tá, Amanda Beleza, eu tô aqui para passar para vocês alguns exercícios sobre a reabilitação após fratura de tíbia. É importante alguns comunicados antes. É sempre importante lembrar que nós precisamos seguir as orientações médicas. Quem está nos acompanhando é quem tem maior real para nos orientar quando iniciar, o que fazer. Não existe a receita de bolo, o que existe é individualidade biológica. Existe o bom senso. Então, quem está nos acompanhando sempre vai saber o momento exato.
E um outro detalhe, quando a gente tem algum membro que é tem uma fratura, é importante a gente não isolar. O corpo é um todo, então é importante a gente pensar sempre também a fazer atividades com o lado contralateral, ou seja, o lado que não sofreu a lesão. E aí, sempre fazer exercícios para manter o equilíbrio e não sobrecarregar, não dar nenhum problema no lado que está sustentando o corpo. Tá bom, então a gente vai começar né a exemplificar alguns exercícios feitos durante a fisioterapia pós-fratura de tíbia, mas o que a gente tem que levar em consideração é o bom senso, como eu falei antes né. Não existe a receita de bolo, existe na verdade o paciente como um todo. Então, é verdade, a gente vai levar em consideração o que ele está passando no momento. Então é que a gente vai dar uma mostra do que é feito durante a fisioterapia. Tá certo?
A gente começa. O paciente observa que a tíbia é um osso localizado entre a articulação do joelho e a articulação do tornozelo. Então, a gente tem que ter a menos que utilizem estas articulações. Então, a gente vai começar a fazer a flexão plantar. A gente vai pedir para o paciente fazer ponta do pé, dorsiflexão, flexão plantar e dorsiflexão. Então, a gente vai pedir para o paciente fazer um movimento de ponta do pé, puxa o pé para você, faz o movimento de ponta do pé, puxa o pé. Aqui, a gente está trabalhando toda essa musculatura acoplada na parte anterior da perna e também quando a gente faz um movimento, a gente acaba também trabalhando toda a parte posterior. Então, esse é um exercício.
O próximo exercício, a gente vai pedir para o paciente fazer uma mini-dobra no joelho, um pouquinho retorna. Dobra o joelho um pouquinho, retorna. A gente vai conversar, dar para ele uma autonomia dele sentir a perna dele. Dobra o joelho um pouquinho, retorna. Sempre visando se ele está sentindo alguma coisa, se ele está tendo algum movimento que está compensando. Isso é muito importante. Seguindo disso, a gente pode utilizar uma almofada, uma bola e a gente coloca abaixo do joelho e pede para o paciente apertar. Por favor, aperta. Não tem um, dois, três. Retorna. Aperta, almofada festa. Aqui está trabalhando a musculatura toda da coxa do paciente, do quadríceps dele, aquele que ele precisa de sustentação para começar o retorno à deambulação, a caminhada, não é verdade?
Depois, seguindo o processo, a gente pode pedir para o paciente dobrar com a perna para auxiliar e essa perna, que a senhora vai, ou o senhor vai levantar e retorna. Esse é o controle do membro. Ele vai ter um controle do mesmo dele e retorna. A gente inicia o movimento assistido para depois o paciente fazer os movimentos livres, né? E aí, consecutivamente, a gente já pediu para ele utilizar caneleiras, elásticos, mantendo uma resistência, OK? Depois, a gente vai pedir para o paciente fazer movimentos de círculo com pé. A gente está trabalhando toda a musculatura aqui, novamente. Voltamos para cá e aí, círculos para fora, círculos para dentro. Vai pedir para ele fazer eversão, inversão. A gente vai brincar com toda essa parte do paciente. OK? Depois disso, a gente pode pedir para ele dobrar a perna e só isso. Manter toda a perna porque ele já está com a descarga do peso, pouca mas a descarga do peso já tem aqui. E aí, se ele fez isso, manteve confortável, a gente pode pedir para ele: “Ó, agora a senhora vai levantar o seu pé, só fica com tornozelo, vai levantar, retorna”. A gente está trabalhando em vez de deitado, ele já está com movimento com a perna em sustentação. Ele já tem que sustentar a perna. Isso é muito importante, essa evolução que vai acontecer dia após dia e vai acontecer conforme o paciente reage a toda fratura que ele teve, dor da consolidação. E aí, vai fazendo os movimentos.
Depois disso, a gente pode pedir para ele relaxar. E aí, a gente vai começar a fazer os exercícios sentados e em pé, partindo até para marcha propriamente dita, OK?
Aqui foram algumas dicas. Espero que vocês tenham gostado. Muito obrigada.
Como você viu, esses foram só alguns exercícios. Você pode fazer esses exercícios se você tirou o gesso agora ou se acabou de fazer a cirurgia. E depois, a gente vai mostrando aqui no canal mais alguns exercícios e algumas dicas para você poder fazer, OK? Se você gostou, deixe seu like, se inscreva no canal e ative o sininho das notificações. Um abraço e até a próxima.
Fonte: FRATUROU A TIBIA? 7 EXERCÍCIOS SIMPLES FAZER EM CASA QUE AGILIZA A RECUPERAÇÃO por Canal das Fraturas