Pular para o conteúdo

5 dicas infalíveis para curar aftas rapidamente.


5 dicas infalíveis para curar aftas mais rápido

5 dicas infalíveis para curar aftas mais rápido

As aftas são pequenas lesões muito dolorosas que geralmente surgem na língua ou nos lábios e que podem ter diversas causas, mas que normalmente estão relacionadas ao consumo de alimentos muito ácidos. Por isso, a primeira atitude que você deve ter ao tratar as aftas é evitar o consumo deste tipo de alimento, especialmente frutas ácidas, pois diminui a irritação da ferida e permite fazer um tratamento mais rápido.

Causas das aftas

  • Consumo de alimentos muito ácidos
  • Condimentos em excesso na comida
  • Ingestão exagerada de refrigerantes
  • Hábito de mastigar objetos como pontas de lápis e canetas
  • Estresse e ansiedade
  • Distúrbios imunológicos
  • Deficiência de nutrientes como a vitamina B12, ácido fólico e ferro
  • Higiene bucal inadequada
  • Problemas gastrointestinais
  • Predisposição genética

É difícil estabelecer uma estratégia sem falhas para evitar a recorrência das aftas, mas medidas como zelar por uma alimentação balanceada, pela imunidade e pela higiene bucal garantem maior proteção contra as feridas. Especialistas também aconselham investir em fontes de vitamina B e ferro, como folhas verdes escuras, na dieta, uma vez que esses nutrientes resguardam a mucosa interna da boca. Corrigir eventuais problemas gástricos também permite impedir a reincidência dessas lesões dolorosas.

5 dicas infalíveis para curar aftas mais rápido

  1. Aplicar chá preto: aplicar um sachê de chá preto sobre a afta ajuda a aliviar a dor e o desconforto causado por ela, pois o chá preto possui taninos, um tipo de substância adstringente que elimina resíduos e sujeiras. Para aplicar o chá preto corretamente, deve-se preparar o chá colocando um sachê numa xícara de água fervente e deixar esfriar. Quando estiver morno, deve-se aplicar o sachê diretamente sobre a afta.
  2. Fazer bochecho de água com sal: fazer bochechos com água morna com sal ajuda a desinfetar a afta e acelerar a sua cicatrização, pois o sal tem potente ação bactericida e elimina as bactérias do local. Para fazer o procedimento, basta colocar uma colher de café de sal em um copo de água morna e fazer bochechos durante alguns minutos, duas vezes ao dia.
  3. Mascar cravo-da-índia: mascar cravo-da-índia também ajuda a curar a afta mais rápido e aliviar a dor em poucos minutos, porque o cravo-da-índia possui propriedades anti-sépticas e analgésicas que são capazes de manter a ferida limpa, promovendo a cicatrização, além de aliviar a dor em poucos minutos.
  4. Gargarejar com leite de magnésia: gargarejar com leite de magnésia permite recobrir e proteger a lesão de bactérias e, por isso, também ajuda a acelerar a cicatrização. Para isso, deve-se misturar uma colher de leite de magnésia com um copo de água para fazer gargarejos.
  5. Comer iogurte natural: um potinho de iogurte com bífidos ou com probióticos ajuda a melhorar o intestino e toda a flora do sistema gastrintestinal, fortalecendo as defesas naturais do organismo. Sendo também útil para curar as aftas mais rapidamente.

Atenção: é importante evitar o uso de enxaguante bucal que contenha álcool, pois causa intensa dor, além de irritar ainda mais a mucosa bucal. Alimentos apimentados também não são bem-vindos quando estiver com afta. Seguir as cinco formas indicadas nesse vídeo é um ótimo tratamento caseiro contra as aftas.

Fonte: Você Nunca Mais vai Sofrer com Aftas! 5 Dicas Infalíveis para Curar Aftas mais Rápido! por Naturalmente Saudável