Pular para o conteúdo

5 dicas de skincare para cuidar da Rosácea


Olá pessoal,
Na semana passada, demos uma pausa no nosso tema Rosácea, mas esta semana voltamos, afinal de contas, estamos no mês da conscientização da Rosácea. Preparei alguns temas que acho de fundamental importância para quem tem Rosácea saber. Hoje vamos começar falando sobre os cuidados da pele para quem tem Rosácea.
Sou a Doutora Carolina Espanhol, médica, e falo para o canal da Doca Saúde. Se você ainda não está inscrito aqui, já te convido a se inscrever, ativa o sininho para receber as notificações também. Compartilha o vídeo com teu amigo, porque quanto mais gente a gente tiver aqui no canal, mais vontade de produzir conteúdo de qualidade bacana para vocês. Fica aqui o meu pedido.
Sabemos que aqueles que têm Rosácea precisam ter hábitos de vida e controle da Rosácea muito mais específicos e controlados, porque existem vários fatores que desencadeiam. E uma rotina adequada é um dos principais fundamentos para o tratamento de sucesso. Também sabemos que os pacientes que apresentam Rosácea têm uma pele extremamente sensível, e isso vai demandar mais cuidados quanto à higiene de pele e aos produtos que a pessoa for usar, e quando tudo aquilo que às vezes o produto contém e que às vezes não vai se adaptar na pele.
Com a ajuda da Bioderma, já agradeço aqui antecipadamente, eles também estão nessa semana de conscientização da Rosácea. Eu consegui montar uma tabelinha para vocês, com ajuda da doutora Alessandra Romiti, para deixar para vocês produtos que são permitidos e também aqueles produtos que não são muito adequados na pele com Rosácea.
Aqui vai a listinha:
– Produtos que contém ácidos: Qual ácido que o paciente com Rosácea consegue utilizar? Tanto produtos que contenham o ácido hialurônico quanto aqueles que contenham o ácido azeláico são produtos que estão condizentes com uma pele mais sensível que não vai trazer tanta irritação.
– Além disso, Aloe Vera que é uma substância calmante é muito bem indicado.
– Produtos que contenham sulfato de zinco, niacinamida, o reservatório de produtos é minerais e os famosos prebióticos orais e também os tópicos.
– Os prebióticos eles hoje estão bastante falados, são produtos com maior novidade, estão mais na mídia, então eles funcionam muito bem para uma pele com Rosácea, além da ceramida, da glicerina.
– Produtos que contenham óleo de eucalipto, mentol, retinol, a própria vitamina C que é o ácido ascórbico, ácido salicílico, produtos com perfume, hidroquinona, skin care esfoliativo, ácido lático. Essas substâncias elas já se comprovaram irritativas para uma pele com Rosácea.
Então, se vocês pegarem a embalagenzinha da medicação de vocês, vira a área onde falam os componentes daquele composto e tiver algum desses que eu citei para vocês, não são produtos legais para usar na pele com Rosácea. Amanhã, vamos conversar um pouquinho mais, vou passar umas outras dicas para vocês que têm pele com Rosácea.
Um beijo grande, fica com… e aí o vídeo de amanhã.
Tchau, tchau.
Fonte: Skincare na Rosácea por Dra Caroline Hespanhol – Dermatologia & Saúde