Pular para o conteúdo

5 Complicações Comuns na Extensão de Cílios

Fez alongamento dos cílios e agora quase todos os seus cílios caíram? Realmente, essa e outras complicações podem acontecer em decorrência deste procedimento. Venha descobrir quais são as principais complicações e como se prevenir.

Olá, eu sou Claudia Del Claro, oftalmologista, e criei esse canal para você que é preocupado com a sua visão e que quer de fato aprender como cuidar melhor dos seus olhos. Pois é aqui que você aprenderá! Então, se você ainda não é inscrito, inscreva-se agora mesmo e clique no Sininho! Porque toda semana são dois vídeos novos para você. Venha fazer parte da maior e melhor audiência de oftalmo do Brasil.

As extensões de cílios são fibras sintéticas, geralmente de poliéster, que estão aplicadas nos cílios naturais com a intenção de fazer com que seus cílios fiquem maiores, mais volumosos e com todo aquele realce no seu olhar.

São descritas uma série de complicações devido a esse procedimento, foi feito um estudo no Japão que demonstrou que trinta por cento dos alongamentos dos cílios tinham algum tipo de intercorrência, mas mesmo assim este procedimento é muito habitual e comum aqui no Brasil. Milhares e milhares de mulheres fazem esse tipo de procedimento todos os anos e, consequentemente, aumentaram muitas consultas oftalmológicas por este motivo, pelas complicações do alongamento dos cílios.

Então, se você está pensando em fazer o alongamento de cílios ou se você tem alguma complicação com o alongamento, já vai deixando muito like e fica comigo até o final desse vídeo para você conhecer um pouquinho mais deste procedimento.

Este estudo mostrou que a complicação mais comum é a Blefarite alérgica, em cerca de setenta e nove por cento, das pessoas que tiveram complicação, a complicação foi a blefarite. Outras complicações descritas são a ceratoconjuntivite, abrasão da conjuntiva, hemorragia conjuntival, lesões na córnea e alopecia ou quebra dos cílios naturais. Agora vou falar um pouquinho de cada uma.

A Blefarite alérgica, e eu concordo com este estudo, é a maior causa de procura de consultas decorrentes do alongamento. O que a pessoa sente vai do lógico de pessoa para pessoa, de reação alérgica para reação alérgica, mas os sintomas podem ser muito intensos: edema na pálpebra, inchaço, coceira no olho, sensação de corpo estranho, muito importante olhos vermelhos, lacrimejamento. A pessoa sente como se tivesse um cisco de dentro do olho, o que faz com que ela queira tirar aquele alongamento na hora. Esses sintomas geralmente são nos dois olhos, mas pode acontecer de um olho ser muito mais pronunciado. E realmente esta reação alérgica é uma reação à cola que contém formaldeído, ácido benzóico, chumbo e a melhor conduta neste caso é realmente remover a extensão e, lógico, aí tratando com medicamentos colírios, mas precisa-se retirar.

A ceratoconjuntivite é uma inflamação na córnea e ali na conjuntiva, nessa parte anterior do olho. A córnea é um tecido transparente e a conjuntiva é essa membrana muito fina que cobre o branco do olho. Eu já atendi um paciente que teve cola dentro do seu olho, que grudou na córnea. Nós tivemos que fazer uma desepitelização grande, grudou na conjuntiva também… Tivemos que remover. Então ela cria uma reação muito importante que você tivesse com uma conjuntivite, o olho fica vermelho, com secreção e também da mesma forma temos que remover a extensão de cílios. A cola, às vezes, quando lava ou em altas temperaturas ou até mesmo na temperatura do corpo, ela pode entrar pra dentro do olho e aí você pode sentir isso.

A abrasão conjuntival ocorre quando as fitas que são usadas para proteção do alongamento acabam encostando na conjuntiva. E aí fere e gera toda uma sensação também de ardência e irritação, desconforto, sensação de corpo estranho. A hemorragia conjuntival é quando você tem um sangramento embaixo da conjuntiva. Já atendi pacientes que tiveram no momento da retirada do alongamento, por compressão do olho, alopecia por tração, seria quando os cílios naturais são tracionados pelos cílios sintéticos, seja você puxando, seja o momento de retirada. No dia a dia, os cílios sintéticos são muito mais pesados que os cílios naturais, então eles podem fazer com que os cílios naturais caiam, que o cílio natural se quebre. E essa alopecia muitas vezes ocorre porque a danificado o folículo piloso dos cílios e aí ou o cílio não nasce nunca mais, ou pode até nascer, mas nasce atrofiado, ele fica pequenininho e bem fininho e essa alopecia, ou seja, a falta de cílios, acontece porque o folículo piloso do cílio é danificado. Então, os cílios não nascem mais ou eles nascem atrofiados e muito fininhos.

Agora, como uma tentativa de minimizar as futuras complicações que você possa ter em um alongamento, é muito importante que você faça uma limpeza correta do alongamento, porque às vezes a pessoa pensa assim: “Ah! Eu não vou nem limpar direito, eu nem encosto direito no meu cílio, para que ele não caia!” Mas é justamente o contrário. A cola do alongamento de cílio ela fica mais frágil, ela perde a sua atividade quando se está com muitos detritos com restos de maquiagem ou mesmo com a oleosidade natural da pele.

A recomendação é que você não passe maquiagem por cima, que você não passe o rímel e que mesmo assim você faça a limpeza diária dos cílios, duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com shampoo neutro daquela maneira que eu já ensinei. Você coloca um pouquinho de shampoo neutro na mão, dilui com um pouquinho de água e esfrega bem da raiz dos cílios, tentando remover essa oleosidade ou resíduos que possam ficar ali. Existem outros produtos específicos também para limpeza que também podem ser usados. Isso fica de acordo com a sua preferência, mas é muito importante que você faça essa limpeza diária para que o seu alongamento dure mais e também para você evitar as inflamações das pálpebras, como a blefarite meibomite terços. Mas, lógico, essa limpeza para tentar minimizar os efeitos ainda mais deletérios que o alongamento de cílio pode fazer para os seus olhos.

Fica aqui a minha reflexão: até onde vale a pena colocar em risco a sua visão por conta da sua vaidade? Se você já ficou com alguma dúvida, deixe aqui para mim nos comentários que eu vou adorar interagir com você. E compartilhe esse vídeo agora mesmo com seus amigos. Um grande beijo e eu te vejo no próximo vídeo. Tchau, tchau!

Fonte: Extensão de Cílios – 5 Complicações por Dra Claudia Del Claro – Oftalmologista