Pular para o conteúdo

3 Estratégias para Melhorar a Saúde e Bem-Estar até 2030

E hoje vamos falar sobre o ODS 3: Saúde e bem-estar.

Apesar dos muitos avanços nesse campo, ainda precisamos mirar em algumas metas para que possamos chegar com tudo em cima em 2030. Os primeiros cuidados vem de berço para começar. Essencial reduzir a taxa de mortalidade materna, assim como acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de cinco anos.

Muitas dessas situações podem ser evitadas se assegurarmos o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo também um planejamento familiar. O combate ao vício também é uma questão de saúde e o uso da informação pode ser um santo remédio. Por isso, é vital reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e o uso nocivo do álcool, assim como o controle do tabaco.

Eventos recentes tem nos mostrado como o contágio desenfreado de algumas enfermidades a todos mais do que nunca é preciso contar com o comprometimento de cada pessoa no intuito de acabar com as epidemias, assim como combater as doenças transmissíveis.

Quando possível, a prevenção é o melhor remédio, por isso é essencial que se reforce a atenção ao apoio à pesquisa e desenvolvimento de vacinas e medicamentos, assim como o amplo acesso à medicação essencial através da cobertura universal de saúde. Com prevenção e tratamento adequado é possível atingir outra importante meta: reduzir em um terço a mortalidade prematura.

Porém, as doenças não-transmissíveis também são um grande problema. A cabeça não está boa, o resto não acompanha. Para o corpo e a mente estarem alinhados, precisamos tomar medidas que promovam a saúde mental e o bem-estar.

Além das enfermidades, existem outros fatores relacionados com a saúde e que merecem nossa atenção até 2030. Precisamos reduzir pela metade as fatalidades de acidentes em estradas, assim como minimizar substancialmente o número de mortes e doenças por produtos químicos e por contaminação e poluição do ar, da água e do solo.

Para que todas essas metas possam ser cumpridas, é fundamental que o investimento em saúde seja prioridade, aumentando substancialmente o financiamento da saúde. O recrutamento, desenvolvimento, treinamento e retenção dos profissionais dessa área construirão nações ricas naquele que é o nosso maior ativo: a saúde.

Se você assistiu o vídeo do ODS 3, certamente você se preocupa com esse tema. Te serviu de inspiração? Então compartilhe, converse com outras pessoas e, juntos, vamos construir um mundo melhor.

Fonte
ODS 3 – SAÚDE E BEM-ESTAR #ODS3 #AGENDA2030 por Centro Cultural Light