Pular para o conteúdo

Desvendando 3 fatos desconhecidos sobre transtorno bipolar [Saúde Mental]


é poder.
Três fatos pouco conhecidos sobre o transtorno bipolar
Olá, meu nome é Renato, sou médico psiquiatra formado pela USP e, nesse vídeo, vou te falar sobre três fatos pouco conhecidos sobre o transtorno bipolar. Você vai aprender quais são aqueles tipos mais desconhecidos da bipolaridade, além de compreender quais são as fases pelas quais alguém com bipolaridade pode passar e, principalmente, um tipo desconhecido que muitas pessoas sequer sabem que existe.
Vamos aproveitar esse vídeo para desfazer algumas confusões e mal-entendidos que acontecem quando o assunto é bipolaridade. Se você tem ou conhece alguém com transtorno bipolar, você já sabe que é algo complexo que pode gerar consequências importantes na vida da pessoa quando não é bem cuidado ou bem orientado. Espero também que você já saiba que o conhecimento sobre os tipos de bipolaridade, os sintomas da bipolaridade e, principalmente, as estratégias de tratamento podem contribuir muito para que a pessoa tenha uma adesão maior ao tratamento e siga as orientações do profissional de saúde.
Nesse vídeo, vamos começar com os três fatos pouco conhecidos sobre a bipolaridade e já vamos começar com o primeiro fato, que causa muita confusão para muita gente: bipolaridade não é tudo igual. Existem diferentes tipos, diferentes apresentações do transtorno bipolar e isso muitas vezes pode gerar essa grande gama complexa e apresentações onde cada pessoa tem a sua individualidade.
Quando estamos falando em grandes tipos de bipolaridade, provavelmente o que está na sua cabeça, na cabeça do seu vizinho, na cabeça das outras pessoas, é aquele bipolaridade tipo 1. O transtorno bipolar tipo 1 é o tipo mais clássico e mais conhecido, há séculos. É quando a pessoa faz um episódio de depressão e faz uma fase de muita ativação, muita aceleração, que é chamado de mania. Mas essa não é a única apresentação do transtorno bipolar. Temos também o transtorno bipolar tipo 2, o transtorno bipolar sem outra especificação e o espectro bipolar, que nem mesmo está no manual diagnóstico oficial, o DSM-5.
O segundo fato super interessante sobre o transtorno bipolar é que muita gente acha que o transtorno bipolar tipo 1 é o mais comum que existe. Isso não corresponde à realidade. Em um estudo epidemiológico que abrangeu vários países no mundo, perguntaram quem é que, na população geral, tem transtorno bipolar. Olha a surpresa que aconteceu: 6 em cada mil pessoas têm transtorno bipolar tipo 1, 4.1 cada mil pessoas têm transtorno bipolar tipo 2 e, qual foi a surpresa, ao perceber que o transtorno bipolar sem outra especificação foi muito mais comum que esses transtornos bipolares mais típicos. Um em cada 40 pessoas na população tem transtorno bipolar sem outra especificação.
No terceiro fato sobre o transtorno bipolar, muita gente conhece a fase de depressão e a fase de mania, mas você sabia que na verdade existem muito mais fases do que só essas? Alguém com transtorno bipolar pode atravessar ao longo de sua vida fases como: euforia, mista, hipomania, mista, mania pura e mania mista. Estamos falando de seis fases diferentes que alguém com transtorno bipolar pode atravessar ao longo de sua vida. Então, nada de ficar achando que transtorno bipolar é só uma fase para baixo ou uma fase para cima. Nada disso, é muito mais complexo do que isso. É importante que você conheça essas fases para que você se prepare e, principalmente, reconheça em qual fase está, porque cada fase dessas possui estratégias diferentes para que você melhore e fique bem.
Já o quarto fato sobre o transtorno bipolar é que, se muita gente se surpreende ao ficar sabendo, sabia que a bipolaridade não são duas fases. Pois é, pode acontecer que alguém com transtorno bipolar tenha apenas a fase de mania, sem jamais na sua vida fazer a fase de depressão. Este tipo de transtorno bipolar é mais comum em homens do que em mulheres, apesar de também ocorrer em mulheres. Alguns chamam esse tipo de bipolaridade de “mania unipolar”.
Para concluir, é importante saber que, apesar de ser uma condição complexa e incurável, isso não significa que não exista controle para os sintomas e a possibilidade de aplicar as estratégias corretas e os tratamentos cientificamente comprovados. Viver bem e levar uma vida mais estável, mais produtiva é possível. Assim como uma pessoa que tem diabetes e conhece muito bem sobre sua condição é capaz de contribuir positivamente para o seu próprio tratamento, alguém com transtorno bipolar, que conheça sobre a bipolaridade, é capaz de contribuir muito positivamente para sua própria melhora e estabilidade, conquistando uma vida mais leve e significativa.
Se você gostou e está aprendendo com esse vídeo e quer saber mais sobre transtorno bipolar e saúde mental, se inscreva aqui no canal e clique no sininho para o YouTube te avisar quando tem novos vídeos. Temos vários conteúdos sendo lançados toda semana e basta se inscrever e clicar no sininho para receber a notificação.
Fonte: 3 FATOS POUCO CONHECIDOS SOBRE TRANSTORNO BIPOLAR por Dr. Renato Silva