Pular para o conteúdo

Vitamina B12: benefícios e forma correta de tomar (metilcobalamina)

  • por
  • posts

A Importância da Vitamina B12

Olá, seja muito bem-vindo ao meu canal! Eu sou a Dra. Sandra Chagas, cirurgiã-dentista, e o assunto de hoje é uma vitamina que faz muita falta e já é uma carência mundial: a vitamina B12, ou mais conhecida como metil cobalamina.

Antes de mais nada, eu vou pedir para você se inscrever no canal, ativar o sininho e deixar um like se gostou do vídeo, mas assista até o final para você entender tudo sobre essa vitamina que é essencial para a vida.

A vitamina B12 é hidrossolúvel, o que quer dizer que ela é metabolizada em meio aquoso. Muita gente me pergunta que horário eu devo tomar quando as vitaminas são hidrossolúveis, ao contrário das lipossolúveis que são metabolizadas em gordura. Nesse caso, você pode tomar depois de uma refeição, depois de comer alguma coisa. As hidrossolúveis, como a B12, não têm horário.

Outra coisa importante é que ela é a única hidrossolúvel que se armazena no corpo, mais especificamente no fígado. Isso significa que você pode suplementar durante três meses até atingir o nível ideal. O nível que eu preconizo é por volta de 800 a 900. Não é aquele de referência do laboratório que 300, achando que está bom. Não está! Vamos atingir a excelência. Níveis altos também não podem, pois em excesso faz mal. Acima de 900.200 pode até ser cancerígena.

Resolvido esse problema, não tem horário para tomar esse suplemento. Suplemente-se se estiver em carência por três meses e depois ela é armazenada. Não precisa ficar suplementando diretamente essa vitamina.

Onde você encontra essa vitamina? Em carnes vermelhas e peixes. Não é encontrada em legumes. Portanto, veganos e vegetarianos que não comem carne, é obrigatório a suplementação. E na forma ativa, a metil cobalamina. Muitos suplementos por aí são vendidos na forma de cianocobalamina, mas de preferência, metil cobalamina, pois muita gente não consegue converter cianocobalamina em metilcobalamina, que é a forma ativa. Então já suplemente na forma ideal.

A vitamina B12 também é muito importante porque ela forma hemácias, e vocês sabem que as hemácias carregam oxigênio. Se você não carrear oxigênio pelo corpo, vai dar uma série de problemas. Como eu falei, ela é metabolizada e extraída da carne das carnes vermelhas ou peixes.

No estômago, nós temos um fator, uma proteína que se chama fator intrínseco. Pessoas que têm pouco ácido clorídrico, como os idosos, por exemplo, não conseguem fragmentar a carne para formar esse fator intrínseco que vai se ligar à vitamina B12. Portanto, ela não será absorvida. Pessoas que tomam omeprazol, pantoprazol e todos esses inibidores de bomba de prótons também alcalinizam o estômago. Com isso, não terá acidez necessária para quebrar a carne em aminoácidos e com isso também absorver a vitamina B12.

Segundo estudos, 3,5% das pessoas acima de 50 anos têm uma dessas regulações do sistema imune, e com isso, as células de defesa atacam as células do estômago, diminuindo a fabricação do fator intrínseco. Por isso, é bom tomar a vitamina B12 via sublingual, para não ter que passar pelo trato digestório e ter esse problema. E quem tem esse problema e não suplementa de forma adequada, pode adquirir uma anemia perniciosa com a falta da B12.

Também pode adquirir outro tipo de anemia, pois as hemácias ficam grandes nesse caso, chamada anemia megaloblástica. Quem fez cirurgia bariátrica também terá dificuldade na absorção da B12, portanto, o suplemento na forma sublingual é indicado.

Outro problema: pessoas que tomam metformina, esse medicamento também prejudica a absorção da vitamina B12. A vitamina B12 ajuda a formar as hemácias, ela também forma a bainha de mielina. Para quem não sabe, a bainha de mielina é como uma capa que envolve os neurônios, é uma capa de proteção. E quem não tem vitamina B12 vai ter problema na formação dessa mielina e terá alteração no sistema nervoso central. Porque esses fios, que chamamos de neurônios, vão ficar desencapados, ocorrendo uma desregulação na conexão nervosa, afetando a memória, a cognição. Por isso, tem pessoas que perdem a memória, ficam meio zumbis por falta de B12.

Outro problema que pode ocorrer é a inflamação no nervo óptico, pois também não tem a bainha de mielina. Essa inflamação é chamada de neurite. Pode ter também a síndrome das pernas inquietas.

Quando a B12 está em deficiência, a homocisteína não vira metionina, então teremos níveis altos de homocisteína, o que pode acarretar em doenças neurodegenerativas, como Parkinson, Alzheimer. Também pode afetar o sistema cardiovascular, causando trombose vascular periférica.

Deve-se estar atento também a distúrbios de humor e fadiga, já que a B12 está relacionada à produção de energia. Além disso, a falta de vitamina B12 pode afetar a pele e a conjuntiva dos olhos, deixando-os amarelados. Isso ocorre porque as hemácias que não são formadas corretamente, devido à falta da B12, ficam grandes e frágeis, quebrando com mais facilidade e liberando bilirrubina, um pigmento laranjado que pode causar o amarelamento da conjuntiva e da pele.

Outros sintomas da deficiência de B12 incluem formigamento e parestesia devido ao problema na formação da bainha de mielina, alteração da marcha, glossite (língua grande e avermelhada) e falta de ar.

Portanto, é recomendado que você consulte seu médico para prescrever um exame de B12 e verificar seus níveis. Caso estejam abaixo de 800-700, é necessário suplementar por pelo menos três meses. E agora você também já sabe a forma correta de suplementar: sublingual, na forma de metil cobalamina.

Eu espero que esse vídeo seja útil para você. Se achou útil, compartilhe com seus amigos em grupos, no Facebook, grupo da família do WhatsApp e outros que você conheça. Não esqueça de deixar seus comentários se você sente algum desses sintomas que eu falei. E não se esqueça de me seguir no Instagram e no meu grupo do Telegram.

Participe! Eu te espero no próximo vídeo aqui no Youtube! Até lá!

Fonte: VITAMINA B12 – PARA QUE SERVE? COMO TOMAR? (METILCOBALAMINA) por Dra Sandra Chagas