Pular para o conteúdo

Uretrite: sintomas, tratamentos e causas – guia completo

  • por
  • posts


Olá! Bem-vindo ao canal Sorteio de Notícias. Participe, inscreva-se no canal, clique no sininho, curta os vídeos, compartilhe e comente. Assista até o final do vídeo para saber o que sortearemos. Agora vamos à notícia de hoje.
O que é uretrite?
A uretrite consiste na inflamação ou infecção da uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Existem dois grandes grupos de uretrite: a gonocócica e a não gonocócica. A gonocócica é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, enquanto a não gonocócica é causada por diferentes tipos de germes. Existem também casos mais raros de uretrite traumática, causada por sondas, corpos estranhos, traumatismo, vírus, neoplasia ou condriloma.
Causas da uretrite:
A uretrite pode ser causada tanto por infecções bacterianas quanto virais, além de causas químicas e traumáticas. As bactérias mais comumente envolvidas são Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, mas outras bactérias que causam infecções urinárias também podem causar uretrite. Além disso, alguns vírus, como o HPV e o herpes simples, parecem estar envolvidos nas causas da uretrite. Problemas químicos, como o uso de produtos diferenciados, e traumas, como cirurgia ou presença de corpo estranho na uretra, também podem causar uretrite.
Fatores de risco:
A maioria dos casos de uretrite é causada por infecções decorrentes de exposição sexual desprotegida. Pessoas do sexo feminino e do sexo masculino estão em risco semelhante de contrair a doença, com maior risco para mulheres em idade reprodutiva e homens entre 20 e 35 anos. Pessoas expostas a muitos parceiros sexuais e com histórico de doenças sexualmente transmissíveis também têm maior risco de desenvolver uretrite.
Sintomas da uretrite:
Os principais sintomas da uretrite são: sangue na urina e no sêmen, ardência e dor ao urinar (disúria), secreção no pênis (em homens), dor abdominal, queimação ao urinar, febre, calafrios, micção frequente e urgente, dor pélvica e secreção vaginal (em mulheres).
Diagnóstico:
O diagnóstico da uretrite é feito por um médico, por meio de exame físico e análise do histórico clínico do paciente. Além disso, podem ser solicitados exames de urina para detectar gonorreia, clamídia ou outros germes, análise de uma amostra de secreção retirada da uretra e, em alguns casos, exames de sangue.
Tratamento da uretrite:
O tratamento da uretrite depende da causa exata. No caso de infecção viral, são prescritos medicamentos antivirais, enquanto para infecção bacteriana, são usados antibióticos para garantir que a infecção não se repita e que o parceiro ou parceira do paciente também não a desenvolva. Medicamentos como Amoxicilina + clavulanato de potássio, Bactrim, Ciprofloxacino, Doxiciclina, Metronidazol, entre outros, podem ser utilizados.
Complicações e prognóstico:
As possíveis complicações da uretrite incluem infecção da bexiga (cistite), epididimite, infecção dos testículos (orquite) e infecção da próstata (prostatite) em homens. Já nas mulheres, podem ocorrer complicações como cistite, cervicite e doença inflamatória pélvica. Com o diagnóstico e tratamento corretos, a uretrite geralmente desaparece sem complicações. No entanto, a infecção pode levar a danos permanentes na uretra, como cicatrizes, tanto em homens quanto em mulheres.
Prevenção:
Algumas causas de uretrite podem ser evitadas por meio de boa higiene pessoal e práticas sexuais seguras.
Lembrando que o canal Sorteio de Notícias não substitui um especialista. Procure sempre um profissional da área.
Fonte: Uretrite; sintomas, tratamentos e causas por SORTEIOSENOTICIAS