Pular para o conteúdo

Trombose Venosa Cerebral: sintomas, causas e tratamento – Guia completo de sintomas, causas e opções de tratamento para Trombose Venosa Cerebral.

  • por
  • posts

Trombose Venosa Cerebral: Causas e Sintomas

Olá pessoal! Hoje vou falar sobre a trombose venosa cerebral, um tema que tem despertado muitas perguntas. É importante entendermos como funciona a circulação cerebral para compreendermos essa condição.

A circulação cerebral funciona de forma semelhante ao restante do corpo. Temos uma artéria, chamada artéria carótida, que leva o sangue do coração para o cérebro. Também temos as artérias vertebrais, que passam atrás do pescoço e fornecem sangue para o cérebro. Vale ressaltar que o cérebro, apesar de ter apenas 5% do peso do corpo, consome cerca de 30% da energia e oxigênio. Dessa forma, precisa de um grande volume de sangue para se manter saudável.

No cérebro, o sangue volta pelas veias cerebrais. No entanto, ao contrário do que ocorre nas pernas, onde o sangue volta pelas veias superficiais, o cérebro possui os chamados seios venosos. Esses seios são como lagos onde o sangue é coletado, usado para oxigenação e nutrição, e então escoado para a circulação. O maior desses seios é chamado de seio sagital superior.

A trombose venosa cerebral ocorre quando há formação de um coágulo em um desses seios venosos. Diferentemente das artérias, onde o sangue flui com velocidade e pressão, nos seios venosos o sangue flui de forma mais lenta. Portanto, quando ocorre a formação de um coágulo, o fluxo sanguíneo pode ficar represado, aumentando a pressão no cérebro.

A pressão cerebral elevada pode levar a sangramentos e a sintomas como dores de cabeça intensas, conhecidas como cefaleia. É importante ressaltar que a dor de cabeça decorrente da trombose venosa cerebral costuma ser diferente das dores de cabeça comuns. Ela é contínua, diária e muitas vezes em pessoas que nunca tiveram esse tipo de dor anteriormente. Além disso, a dor de cabeça tende a piorar quando a pessoa está deitada e a pressão aumenta por questões de gravidade.

Quando há suspeita de trombose venosa cerebral, é fundamental investigar se o paciente possui algum distúrbio de coagulação. Além disso, fatores de risco como tabagismo e uso de anticoncepcionais orais também devem ser considerados. Em alguns casos, o tratamento consiste no uso de medicamentos anticoagulantes para minimizar a formação de coágulos. Além disso, o controle da pressão intracraniana também é importante e pode ser realizado por meio de diferentes técnicas.

É importante destacar que uma complicação grave da trombose venosa cerebral é o AVC hemorrágico, que ocorre quando há extravasamento de sangue no cérebro. Existem tratamentos curiosos para esse tipo de hemorragia, como o uso de anticoagulantes, que ajudam a manter a circulação sanguínea contínua.

Se você gostou do vídeo, deixe seu like, pois isso ajuda nosso canal. Se inscreva para mais conteúdos e compartilhe com quem possa se beneficiar dessa informação. Obrigado e até a próxima!

Fonte: Trombose Venosa Cerebral: sintomas, causas e tratamento por Dr Guilherme Olival