Pular para o conteúdo

Tromboflebite: sinais, sintomas e tratamentos da trombose superficial

  • por
  • posts

Olá, meu nome é Alex Dornelles, sou cirurgião vascular e atuo fisicamente na cidade de Maravilha, Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, e através da telemedicina para todo o Brasil e o mundo. Hoje vou responder uma pergunta que me fizeram no meu Instagram: “Doutor Alex, eu vi no exame a palavra tromboflebite, o que é isso?”.

Doutor, então vou explicar: tromboflebite nada mais é do que a formação de um coágulo de sangue, um trombo, dentro de uma veia superficial. Esse trombo formado dentro da veia superficial causa uma inflamação nessa veia, inflamando os tecidos ao redor e formando um processo inflamatório local.

Mas você poderia perguntar: “Como assim veia superficial?”. É isso que vou mostrar aqui no nosso desenho. Vamos desenhar uma perna para você entender como funciona a circulação. A tromboflebite pode ocorrer tanto em membros superiores quanto em membros inferiores, em qualquer local do corpo, mas o mais comum é que ocorra nas pernas. Então, vamos explicar aqui nas pernas.

Quando mencionamos tromboflebite, estamos falando de uma doença da veia. E a circulação venosa do membro inferior funciona da seguinte maneira: as artérias levam o sangue do coração para todas as extremidades e as veias trazem o sangue de volta das extremidades para o coração.

Nas pernas, existem o sistema superficial e o sistema profundo. O sistema superficial é composto por veias mais superficiais, que levam o sangue de volta ao coração, enquanto as veias mais profundas, que representam de 80% a 90% do sangue, fazem o retorno do sangue das extremidades para o coração.

Quando temos uma tromboflebite, há a formação de um trombo no sistema superficial, podendo ser uma tromboflebite superficial menor ou mais extensa. Quando falamos de tromboflebite superficial, estamos nos referindo à veia safena, que faz parte do sistema superficial. Embora não seja a veia mais importante da perna, a veia safena é maior e mais calibrosa, e um trombo nessa região pode se soltar e chegar aos pulmões, causando uma complicação grave, chamada tromboembolismo pulmonar.

Para ser mais claro, posso dizer que uma tromboflebite superficial pode se tornar perigosa, pois cerca de 30% dos casos estão associados a trombose venosa profunda. Quando isso ocorre, há o risco real de o trombo se soltar, chegar ao coração e, em seguida, aos pulmões, resultando no tromboembolismo pulmonar. Infelizmente, de cada 4 a 5 pessoas com tromboembolismo pulmonar, uma acaba falecendo.

A pessoa que me fez essa pergunta também questionou se o fato de ter varizes poderia aumentar o risco de tromboflebite. A resposta é sim. As varizes, que são veias dilatadas e tortuosas, podem facilitar a formação de trombos devido à velocidade reduzida do sangue e ao refluxo que ocorre nessas veias dilatadas. Por isso, as varizes são fatores de risco para tromboflebite e trombose.

Você poderia me perguntar como saber se tem uma tromboflebite. Então, quando o paciente tem uma tromboflebite, ele notará uma região na perna com muita dor, endurecimento, carocinhos endurecidos logo abaixo da pele ao redor, vermelhidão ao redor e aumento da temperatura local. A tromboflebite se manifesta com dor, carocinhos endurecidos, vermelhidão e aumento da temperatura. É importante procurar ajuda médica o mais rápido possível. O médico fará o exame físico, verificará a extensão da tromboflebite e solicitará um eco Doppler venoso. Esse exame mostrará se há ou não trombose venosa profunda associada.

O tratamento dependerá da extensão da flebite e do acometimento ou não do sistema venoso profundo. Na maioria dos casos, não é necessário repouso, e o paciente pode continuar suas atividades diárias. Podem ser indicados medicamentos e, às vezes, aplicação local de calor como tratamento. É sempre importante consultar um médico para determinar se há algum problema no sistema venoso profundo e seguir as medicações prescritas por ele.

Se você gostou desse vídeo, peço que o compartilhe com as pessoas que você gosta para que mais pessoas tenham acesso a essa informação tão importante. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário ou deixe seu like. Grande abraço!

Fonte: TROMBOFLEBITE | TROMBOSE SUPERFICIAL – Sinais, sintomas e tratamentos! por Dr. Alex Dornelles – Circulação e Saúde