Pular para o conteúdo

Tratamento para melasma no rosto: cuidados e soluções.

  • por
  • posts

Você que tem melasma já fez diversos tratamentos e não conseguiu ter um resultado satisfatório ou até mesmo você que está procurando um tratamento eficaz e duradouro. Neste vídeo vou dar algumas dicas bem legais pra você reduzir esse seu pigmento e torná-lo, às vezes, até imperceptível.

Você sabe o que é o melasma e como identificá-lo? O melasma é essa mancha pigmentada que normalmente acomete aqui, na testa, ou na região das bochechas, do nariz e do buço. Essa mancha escura que a grande maioria das mulheres tem e uma pequena porcentagem dos homens.

Você sabia que o melasma tem profundidades? Exatamente, você precisa de um profissional para fazer essa análise e ver se ele é superficial, médio ou profundo. Mas por que essa importância? Porque, dependendo dessa profundidade, ela vai saber qual o melhor tratamento para você.

E sabe por que tem melasma? Ele vem de origem genética. Você pode ter adquirido da sua mãe, dos seus avós, bisavós, exato, em quintas em cadeia. Isso é a mudança hormonal no seu organismo. Essa mudança desencadeia o melasma e o que agrava, intensifica, deixa o pigmento mais escuro é o sol, ou seja, o calor. Porque o chuveiro, banhos quentes, secador, forno, tudo que é muito quente também estimula a produção da melanina, que consequentemente vai escurecer a sua mancha.

Agora, uma dica que eu vou te dar e fique atento. Muitas pessoas não sabem disso. Você sabia que o stress ajuda no melasma? Sério, infelizmente, é sério. Você, que é uma pessoa estressada, nervosa, tensa, que fica muito ansiosa, sob pressão, você pode notar que no outro dia, a sua pigmentação está mais escura. Por quê? Porque o estresse produz cortisol. O cortisol faz uma bagunça nos seus hormônios, consequentemente a sua mancha vai ficar mais pigmentada. Então, tente acalmar-se. Vou te dar uma dica essencial para você manter o seu melasma calminho e clarinho: primeiro, abaixe o seu nível de cortisol. Tenta produzir mais serotonina, que é o hormônio da alegria, que traz paz, tranquilidade e sono. Tenha noites de sono mais longas. Pegue seu probleminha deixa de lado, tente resolver depois. Não adianta você perder noites de sono, ficar mais estressado, isso tudo só prejudicando a sua saúde, que vai agravar a sua pele.

Então, você sabe agora qual é a forma correta de cuidar desse melasma? Muitas pessoas falam: ‘Nossa, fiz um laser e clareou.’ Mas você já ouviu falar do efeito rebote? Tem que tomar cuidado porque muitas pessoas não fazem essa avaliação para ver a profundidade da sua mancha. Vai lá, agride esse melasma, o que de imediato de dois a três meses ele clareia, mas depois, o pigmento fica mais e mais escuro. Por quê? Porque ela não fez essa avaliação, ela agrediu demais esse melasma e ele respondeu como é a defesa da nossa pele. Ele é uma proteção, então ele produziu um monte para protegê-lo. Então, o que quer fazer primeiro? Saber a profundidade. Segundo, o melasma tem que ser tratado com carinho, ou seja, você pode usar ácido, mas esse ácido tem que ser um ácido bem levinho, que vá removendo camadas bem superficiais da sua pele, aos pouquinhos, e não tudo de uma vez, que é onde vai causar uma grande lesão escura e manchar essa região.

Então, você quer um resultado duradouro e eficaz? Não agrida o seu melasma. Trate-o com cuidado. Use bastante vitamina C. Vitamina C é antioxidante, ela combate os radicais livres. A vitamina C também estimula a produção de colágeno, deixando sua pele luminada, hidratada e bonita. Argila branca tem ação clareadora. E agora, um dos mais importantes: o protetor solar. Protetor solar, são todos iguais? De jeito nenhum, principalmente se você tem melasma. Você tem que observar se esse protetor solar ele tem alta proteção do raio UVA, o UVB, que são os que mais mancham a sua pele, que te dá ruga e até mesmo maior possibilidade do câncer de pele não melanoma. O UV é um raio UVA. Então, a partir de hoje, que você for comprar um protetor solar, você compra um protetor solar que tenha alta proteção, use o UVA/UVB, que tem que ser foto estável.

Um bom protetor solar tem que ter alta proteção do raio UVA, alta proteção do raio UVB, ser foto estável e bom para o seu tipo de pele, seja uma pele oleosa, uma pele seca, uma pele mista. Então, saiba qual é o seu tipo e use o melhor, com colágeno, com vitamina C, mesmo com base, porque ele vai fazer, ele nada vai fazer, ele vai simplesmente vais fazer. Ele vai disfarçar, entender a sua imperfeição. Além disso, também vai fazer com que a luz visível, que é aquela da televisão, dos computadores, não manche a sua pele. Então, o protetor solar faz essa proteção. Só que tem alguns protetores solares que já fazem isso, já protegem do raio ultravioleta também.

Então, se você não quer passar pigmento, não precisa, pois tem alguns protetores solares que já têm essa função.

Então, se você quer um resultado satisfatório, que reduza legal, use um protetor solar de alta qualidade, vitamina C, argila branca. E, o mais importante, abaixe o cortisol. Caso você seja uma pessoa assim compulsiva e não consiga fazer isso, procure uma ajuda psicológica, uma ajuda médica. Ele vai te medicar e vai conseguir estabilizar esse seu cortisol, vai conseguir produzir mais serotonina. Se você fizer isso, vai clarear as suas manchas, é impressionante! Ele vai também até indicar alguns anti radicais livres para combater o seu radical livre.

E além de todo esse tratamento que você vai realizar na sua casa, procure uma boa esteticista qualificada para você ter o acompanhamento. Pois, infelizmente, elas não têm cura, mas em clínicas de estética há procedimentos onde consegue clarear bastante o seu pigmento. E você dá continuação na sua casa, fazendo tudo isso que eu acabei de falar. Então, procure uma esteticista qualificada, profissional, onde ela vai fazer a avaliação da sua mancha e vai propor o melhor tratamento para você. Fazendo isso, você vai ter um resultado satisfatório e duradouro.

E lembre-se: trate com cuidado, pois alguns tratamentos também oferecem o efeito rebote. Então, tome cuidado. Além disso, tudo o que é muito agressivo pode causar o efeito rebote. Então, tudo tem que ser com calma, por mais que leve um tempo a mais, o resultado vai ser mais satisfatório. Não queira a curto prazo logo um ácido bem forte, fazer um laser forte, fazer um peeling forte. Tem que ser com carinho, tem que ser tratado com calma. E assim, você vai ter um resultado satisfatório, vai conseguir abaixar esse seu pigmento e ele vai ficar por muito, muito tempo imperceptível, onde você vai ficar feliz com o resultado.

E se você gostou desse vídeo, se inscreva no meu canal no YouTube, curta minha página no Facebook. Estou sempre buscando a novidade de estética e saúde. E também deixe o seu comentário. Até o próximo vídeo!

Fonte: MELASMA como tratar. Existe tratamento para o melasma no rosto, saiba os cuidados que deve se tomar. por Patricia Elias