Pular para o conteúdo

Tratamento de hemorróidas sem cirurgia: saiba mais sobre a ligadura elástica.

  • por
  • posts

O meu principal aliado no tratamento das hemorroidas

Hoje eu vou mostrar para vocês o meu principal aliado no tratamento das hemorroidas aqui no consultório. Eu gostaria de mostrar mais de perto a ligadura elástica, um aparelho utilizado para esse tipo de tratamento.

Primeiramente, utilizamos um anuscópio para fazer o exame do canal anal do paciente. Esse aparelho é introduzido para que possamos ver por dentro.

Em seguida, utilizamos a “pistola de ligadura” ou “pistola de borrachinhas”, como alguns chamam. Ela é usada para colocar as borrachinhas de ligadura. Essas borrachas são colocadas em um cone de metal e, em seguida, são inseridas no aparelho.

Uma vez que o aparelho está colocado dentro do ânus, introduzo a pinça para identificar a hemorroida que desejo ligar. Aperto atrás para garantir o vácuo na ponta da pinça e disparo. A hemorroida fica ligada e em seguida, retiramos a pinça e o aparelho. A pinça é colocada para esterilização.

Esse procedimento deve ser rápido e, idealmente, indolor para o paciente. Acima da linha pectínea, não temos inervação de dor, então podemos fazer qualquer coisa, como ligaduras e biópsias. Abaixo dessa linha, existe inervação e, portanto, pode haver dor. Não podemos fazer ligaduras em hemorroidas externas, pois o procedimento seria intolerável para o paciente.

Esse procedimento é muito eficaz e tem resultados resolutivos. Em muitos casos, pacientes têm se beneficiado muito dele e conseguem evitar uma cirurgia. É um procedimento feito em consultório, sem necessidade de anestesia.

Se você sente algum problema de prolapso, sangramento ou acha que precisa operar, procure um proctologista que faça esse procedimento. Muitas vezes, ele pode te livrar de uma cirurgia.

Se você gostou do vídeo, curta, compartilhe, se inscreva no canal e deixe um comentário sobre o vídeo. Você também pode deixar dúvidas e sugestões de temas para próximos vídeos.

Fonte: Tratamento de hemorróidas SEM CIRURGIA: A ligadura elástica. Como ela é feita? por Dr. Gustavo Melo – Proctologista