Pular para o conteúdo

Transtorno de Ansiedade e Depressão: Causas, Sintomas e Tratamentos

  • por
  • posts

Olá pessoal, eu sou a psicóloga Priscila Silveira. Venho fazendo uma sequência de vídeos sobre os transtornos de ansiedade. Caso você ainda não tenha visto os vídeos anteriores, clique na foto. Você será redirecionado para o canal da psicóloga Priscila Silveira. Se inscreva para acessar os vídeos em sequência.

No vídeo de hoje, vou falar sobre o transtorno misto de ansiedade e depressão. No último vídeo, falei sobre o transtorno de ansiedade generalizada, também conhecido como TAG. Neste vídeo, expliquei que um dos sintomas principais da TAG é uma constante preocupação, quase como um “modo automático” de se preocupar com algo negativo, como um “piloto automático” de preocupação.

No transtorno misto de ansiedade e depressão, como o próprio nome indica, apresenta características tanto de um transtorno de ansiedade quanto de um transtorno depressivo. No entanto, esses sintomas não justificam um diagnóstico isolado de ansiedade ou depressão. Portanto, temos essa categoria diagnóstica chamada de transtorno misto de ansiedade e depressão.

No transtorno de ansiedade, a pessoa tende a subestimar suas capacidades para lidar com ameaças e superestimar a ameaça em si. Ou seja, ela tem uma percepção distorcida e equivocada de ameaça, acreditando que é maior do que realmente é. Além disso, ela não se sente capaz de lidar com essa ameaça, gerando uma sensação constante de tensão.

Nesses transtornos de ansiedade, é comum estar envolvido o sistema nervoso autônomo simpático, responsável pela resposta de luta ou fuga. Quando o cérebro percebe uma ameaça, envia uma mensagem para o corpo se preparar para essa ameaça, gerando sensações corporais desconfortáveis como palpitações, batimento cardíaco acelerado, boca seca, suor e desconforto gastrointestinal.

Além dessa hiperativação do sistema nervoso autônomo, também estão presentes sintomas de um quadro depressivo, como sentimentos de tristeza, desânimo e perda de interesse. Outros sintomas associados incluem insônia, hipersonia, alterações de apetite, dificuldade de concentração, problemas de memória, dificuldade em tomar decisões e baixa autoconfiança. Algumas pessoas também experimentam um sentimento de culpa e têm pouca tolerância aos erros próprios e dos outros, podendo gerar mágoas e conflitos nos relacionamentos.

A presença desses sintomas e problemas reduz consideravelmente a qualidade de vida da pessoa. Além disso, estudos mostram que pessoas com transtornos de ansiedade e depressão têm uma alta frequência de consultas médicas, já que o estado constante de tensão, tristeza e desesperança deixa o organismo mais vulnerável a doenças somáticas, ou seja, doenças associadas a problemas psicológicos.

Caso não seja tratada a fonte do problema, essas doenças somáticas continuam aparecendo novamente, gerando um ciclo vicioso. Por isso, é importante tratar a fonte do problema, que são as interpretações dos pensamentos que geram essas sensações negativas. Atualmente, é possível buscar tratamento a partir de atendimentos online. No meu site, você pode obter orientações psicológicas e tirar dúvidas. É fundamental identificar se você se enquadra em algum desses transtornos e buscar tratamento adequado.

Espero que esse vídeo seja útil e ajude vocês. Estarei fazendo mais vídeos sobre o tema. Complementando esse conteúdo, recomendo que assistam aos meus vídeos sobre relaxamento, que dão dicas para diminuir a ansiedade no cotidiano e dessa forma reduzir a possibilidade de desenvolver um transtorno ou, caso já tenha sido identificado, diminuir a ansiedade associada.

Até o próximo vídeo!

Fonte: Transtorno Misto de Ansiedade e Depressão por Psicóloga Priscila Silveira